Tribo Yali distribui bíblias - Mais News

Tribo Yali distribui bíblias


A tribo Yali que uma vez matou os missionários agora está compartilhando o Evangelho, celebrando o presente de 2.500 Bíblias

Em 1968, a tribo Yali de Papua Nova Guiné que praticava bruxaria e canibalismo matou dois missionários. Hoje, eles estão famintos pela Palavra de Deus


Em agosto, o povo Yali recebeu 2,5 mil Bíblias entregues por via aérea da Mission Aviation Fellowship. Alguns membros da tribo caminharam o dia todo para chegar às aldeias onde as Bíblias foram distribuídas. Antes de o avião pousar, as mulheres balançaram e cantaram para comemorar a chegada das Bíblias.


"Parecia que estávamos em solo sagrado. Foi um momento sagrado, a ser lembrado", disse Dave Ringenberg, piloto instrutor do MAF e COO de Papua, ao MAF.


Entre as Bíblias entregues, 1,4 mil eram Bíblias infantis trazidas por um dos oito aviões do MAF baseados em Papua Nova Guiné.


"Após 20 anos de calor, umidade e uso, essas Bíblias se desgastam", disse o diretor de comunicações corporativas do MAF, Brad Hoaglun, ao The Christian Post. "Como qualquer objeto que é muito usado, ele precisa ser substituído".


A chegada das Bíblias foi marcada por uma celebração completa com danças, cantos e discursos. Muitas pessoas podem ter pensado que esta cena era impossível apenas 52 anos atrás.


Os Yali já foram conhecidos como a tribo mais temida das Montanhas de Neve da Indonésia. Curtos e agressivos, eles usaram seus arcos para matar outros membros da tribo e comê-los. Mesmo quando a tribo não estava em guerra, eles caçavam pessoas para comer. Poucos que entraram em suas montanhas voltaram.


A tribo não sabia que existiam pessoas fora das montanhas de Papua Nova Guiné, ou que viviam sem se matar.


“Ainda me lembro do dia em que o primeiro missionário veio aqui”, disse um ancião em um vídeo do MAF. "Isso causou um grande impacto. Sem o MAF, ainda poderíamos viver nosso antigo estilo de vida".


Hoaglun disse que quando o Evangelho atinge uma nova tribo, ele muda tudo. A Bíblia liberta as pessoas do medo de espíritos poderosos e práticas culturais cruéis. Eles encontram esperança e paz na fé em Jesus.


“É se transformar em pessoas”, disse ele. "Há debates missiológicos sobre deixá-los o mais intactos possível. Mas quando você percebe como as pessoas tratam seus filhos, seus cônjuges, isso não é aceitável. Ter uma mensagem do amor de Deus muda a vida de todos".


Muitas vezes, o evangelho significa tanto para as tribos que os membros viajam para as aldeias vizinhas para contar às pessoas sobre sua nova fé.


Os missionários Stan Dale e Phil Masters (Foto) começaram a alcançar a tribo Yali com o Evangelho. Na década de 1960, Dale visitou Yali para compartilhar o Evangelho. Junto com o primeiro cristão Yali, um homem chamado Luliap Pahabol, Dale traduziu o livro de Marcos do Novo Testamento para Yali. Foi o primeiro passo para uma tradução da Bíblia Yali que levou 30 anos para ser concluída e que o Yali leu hoje.


Em 1968, Dale, Masters, Pahabol e um grupo de carregadores da vizinha tribo Dani entraram no território Yali para contar a eles sobre Jesus. O Yali ameaçou o grupo e disse-lhes que os matariam. O grupo saiu. O Yali então os perseguiu até uma praia fluvial aberta, dobraram seus arcos e dispararam saraivadas de flechas contra os missionários e seus carregadores.


Masters e Dale estavam na praia, puxando as flechas que os feriram até morrerem junto com vários membros da tribo Dani. Os Yali comeram seus corpos, espanaram seus ossos e os espalharam para evitar a "ressurreição" sobre a qual os missionários lhes falaram em seu encontro anterior.


Três meses depois, um homem de Yali abrigou o filho dos missionários, o único sobrevivente de um acidente de avião. Logo depois, um grupo de busca chegou e o Yali viu isso como um sinal positivo e permitiu que os missionários vivessem entre eles e ensinassem o Evangelho.


"Porque Deus, em Seu amor de longo alcance, trabalhou através de assassinatos, acidentes de avião, missionários fiéis, tradutores e organizações como a MAF, essas tribos Yali não andam mais no caminho das trevas. Seu caminho é iluminado pela Palavra de Deus". Linda Ringenberg, esposa de Dave Ringenberg, disse ao Instituto Cristão.


Hoje, os Yali deixaram suas tradições violentas para seguir Jesus.


"De agora em diante, usaremos a Bíblia como nossa ferramenta. Esta será nossa água doce", disse uma mulher Yali no vídeo. "Agora podemos ler em nossa língua materna".




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Jackson Elliott / Christian Post
Foto: (MAF UK) Reprodução / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.