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Seguro embutido: Cuidado!


Você contrataria um seguro sem saber? 


Pois é isso que tem acontecido com muitos consumidores catarinenses ao fechar um empréstimo, principalmente pelo celular. E o pior, esse seguro pode representar até 20% do valor liberado no crédito, sem que a pessoa sequer perceba que está pagando por ele. 


É o chamado seguro prestamista, que deveria servir para proteger o consumidor. O problema é quando ele aparece escondido no contrato ou é imposto como condição para o empréstimo ser aprovado. 


O coordenador do núcleo especializado de defesa do consumidor e apoio cível da Defensoria Pública do Estado e Defensor Público, Élcio Guerra Júnior, explica. "O crédito, evitando que a dívida recaia sobre os familiares ou que o cliente fique na implante. Mas é necessário observar que, salvo em alguns casos pontuais, como o financiamento habitacional, a contratação do seguro não é obrigatória e pode representar uma venda casada, quando se exige como condição para a liberação do crédito, e isso é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor". 


E mesmo que o consumidor deseje contratar o seguro prestamista, ele pode contratar de uma outra empresa que ofereça condições melhores, não necessariamente da instituição financeira que vai conceder o empréstimo. 


O simples fato de o seguro ser incluído sem o esclarecimento eficaz e a concordância expressa do consumidor viola o direito à informação adequada prevista no Código de Defesa do Consumidor. Ainda segundo o defensor público Elcio, é essencial que o consumidor peça o custo efetivo total. 


Apenas a taxa de juros antes de assinar qualquer contrato. Para prevenir situações desagradáveis caso você precise fazer um empréstimo ou financiamento, tente se informar qual o custo efetivo total, que é um indicador que inclui todos os encargos, ou seja, juros, tarifas, tributos, seguros e despesas cobradas ao longo do contrato. 


E não se esqueça, se você contratou pela internet ou pelo telefone e se arrependeu em até sete dias, pode desistir do negócio sem precisar dar qualquer justificativo. Se você tem dúvidas ou passou por uma situação parecida de venda casada, procure ajuda. 


O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública oferece orientação gratuita pelo WhatsApp 48 99135-7453. 


Com informações da Rede de Notícias ACAERT, Carol Denardi



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (stevepb/Pixabay) Reprodução / Divulgação



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