Corrida e diabetes - Mais News

Corrida e diabetes


Corrida e diabetes: uma aliança saudável 


A prática regular de corrida não é apenas uma atividade física energizante, mas também uma aliada valiosa para quem convive com diabetes. Os benefícios vão além da queima de calorias.


1. Controle glicêmico:

Correr ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, facilitando a gestão da diabetes. O exercício aumenta a sensibilidade à insulina, permitindo que as células absorvam melhor a glicose.


2. Perda de peso:

A obesidade é um fator de risco para diabetes tipo 2. A corrida é uma excelente ferramenta para a perda de peso, auxiliando na manutenção de um índice corporal saudável.


3. Saúde cardiovascular:

Pessoas com diabetes têm maior propensão a problemas cardiovasculares. A corrida fortalece o sistema cardiovascular, reduzindo riscos de complicações associadas à diabetes.


4. Redução do estresse:

O estresse pode afetar negativamente os níveis de glicose. A corrida, por sua vez, libera endorfinas, reduzindo o estresse e promovendo bem-estar emocional.


5. Aumento da energia:

A prática regular de corrida melhora a resistência e a eficiência do corpo na utilização da glicose como fonte de energia, combatendo a fadiga comum em quem tem diabetes.


Dicas importantes:

  • Consulte seu médico antes de iniciar um programa de corrida.
  • Monitore os níveis de glicose antes, durante e após o exercício.
  • Escolha tênis adequados para minimizar o impacto nas articulações.


A corrida, quando integrada com um estilo de vida saudável e acompanhada de uma dieta balanceada, pode ser uma ferramenta poderosa no controle da diabetes. Iniciar gradualmente, ajustando a intensidade conforme necessário, é fundamental. Corra em direção a uma vida mais saudável e equilibrada.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (StockSnap/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.