Brincadeiras Perigosas - Mais News
Hoje é

Brincadeiras Perigosas


Brincadeiras Perigosas: Como Prevenir? Frase-resumo: Comissão aprova campanha educativa contra brincadeiras de risco nas escolas de Santa Catarina.


A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, em reunião realizada na segunda-feira (22), o Projeto de Lei 298/2025, que institui a Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas. 

A proposta, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), tem como objetivo principal proteger práticas arriscadas entre crianças e adolescentes por meio de ações educativas estruturadas no ambiente escolar.


O projeto prevê a realização anual de atividades durante a primeira semana de junho, com o objetivo de sensibilizar estudantes, famílias, professores e a comunidade sobre os perigos físicos, emocionais e sociais associados aos desafios e brincadeiras que promovem automutilação, sufocação, ingestão ou inalação de substâncias tóxicas e outros comportamentos de alto risco. 

Dentre as ações previstas estão a distribuição de materiais informativos, palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas voltadas à prevenção, além do estímulo à elaboração de protocolos específicos nas escolas para identificação precoce e intervenção em casos suspeitos.


A iniciativa ganhou força diante do aumento de ocorrências envolvendo jovens catarinenses em situações de risco. Um caso recente ocorrido em abril de 2025 chamou a atenção das autoridades: uma menina de oito anos sofreu intoxicação ao inalar desodorante em spray, testemunhando um “desafio” divulgado nas redes sociais. 

Esse tipo de prática, muitas vezes impulsionado por conteúdos virais em plataformas digitais, tem colocado em risco a vida de diversos jovens, especialmente os mais vulneráveis ​​à influência de grupos online.


Entre as práticas mais preocupantes está o chamado “jogo da baleia azul”, uma sequência de 50 desafios que induzem o participante ao isolamento social, automutilação e, em última instância, ao suicídio. 

Apesar de seu surgimento datar de anos anteriores, variações dessas aparências continuam circulando em redes sociais, como Facebook e aplicativos de mensagens, alcançando novos públicos infantojuvenis.


Além da proposta sobre brincadeiras perigosas, a comissão também aprovou o Projeto de Lei 267/2025, que institui o Dia Estadual do Profissional da Área Química, estabelecido em 14 de janeiro — dados da fundação do Conselho Regional de Química de Santa Catarina. 

A mudança foi feita por meio de emenda do deputado Mário Motta (PSD), ampliando a abrangência da homenagem.


Também foram aprovados requisitos para realização de audiências públicas sobre a implantação de escolas cívico-militares em São Bento do Sul e Ituporanga, além de debates sobre bullying e cyberbullying. 

Um seminário sobre ciência nas escolas e um convite à secretária do Estado da Educação para discutir obras em unidades escolares completaram a pauta da reunião. O projeto sobre brincadeiras perigosas segue agora para votação em plenário.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (RyanMcGuire/Pixabay) Reprodução / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.