Dia Mundial da Sepse - Mais News

Dia Mundial da Sepse


12 de Setembro é o Dia Mundial da Sepse


A Sepse é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Sendo uma das principais causas de morte em pacientes hospitalizados, ela ocorre quando o sistema imunológico, que deveria combater uma infecção, acaba causando uma inflamação generalizada no organismo, podendo comprometer o funcionamento de vários órgãos e sistemas.


A sepse pode ser causada por diversos tipos de micro-organismos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas, que entram na corrente sanguínea ou em outros tecidos do corpo. A infecção pode ter origem em qualquer parte do corpo, como pulmões, abdômen, pele, urina ou feridas cirúrgicas.


Os sintomas da sepse podem variar de acordo com o grau de gravidade da doença, mas geralmente incluem febre, calafrios, dificuldade respiratória, pressão arterial baixa, ritmo cardíaco acelerado e confusão mental. Em casos mais graves, a sepse pode levar ao choque séptico, que é uma situação de falência circulatória e hipóxia (falta de oxigênio) nos tecidos, podendo causar danos irreversíveis nos órgãos e até a morte.


O diagnóstico da sepse é feito com base nos sinais clínicos e em exames laboratoriais, como hemograma, cultura de sangue e dosagem de lactato. O tratamento da sepse é feito com antibióticos específicos para o tipo de micro-organismo causador da infecção e com fluidos intravenosos para manter a hidratação e a pressão arterial. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para aumentar a pressão arterial, de oxigênio ou de ventilação mecânica para auxiliar a respiração e de suporte renal ou hepático para os órgãos afetados.


A sepse é uma doença grave que requer atenção médica imediata. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de recuperação. A prevenção da sepse envolve medidas simples, como lavar as mãos, cuidar das feridas, vacinar-se contra doenças infecciosas e procurar ajuda médica ao apresentar sinais de infecção.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Bruno/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.