A crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus tem afetado diversos setores no Brasil, e um dos reflexos mais visíveis disso tem sido o aumento no número de pedidos de seguro-desemprego. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a demanda pelo benefício cresceu 16% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo o órgão, foram realizados 653.160 pedidos de seguro-desemprego em janeiro de 2021, um aumento significativo em relação aos 561.127 pedidos registrados em janeiro de 2020. Esse aumento é reflexo da pandemia do novo coronavírus e das consequentes medidas de restrição que foram impostas para conter a disseminação da doença.
O aumento no número de pedidos de seguro-desemprego tem sido uma preocupação constante para o governo, que tem buscado medidas para estimular a criação de empregos e a retomada da economia. Além disso, o governo também tem anunciado programas de auxílio aos trabalhadores e às empresas, como o auxílio emergencial e o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Para entender melhor a situação, conversamos com Henrique Carmo, especialista em economia. Segundo ele, o aumento no número de pedidos de seguro-desemprego é um sinal preocupante para a economia do país. "O seguro-desemprego é um benefício temporário, que deve ser usado apenas em casos de demissão sem justa causa. Quando há um aumento significativo no número de pedidos, isso indica que muitas pessoas estão perdendo seus empregos e que o mercado de trabalho não está gerando novas oportunidades na mesma proporção", explicou.
Carmo também alertou para a importância de medidas que possam estimular a economia e a criação de empregos. "O governo precisa agir de forma rápida e eficiente para estimular a economia e a criação de novos empregos. Isso pode ser feito por meio de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo, a qualificação profissional e o investimento em setores estratégicos da economia", concluiu.
Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Mint) Reprodução / Divulgação
____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.