Santa Catarina intensifica ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama com novas unidades móveis, ampliação de exames e restrição do atendimento oncológico.
O Governo de Santa Catarina intensificou suas ações no combate ao câncer de mama durante o Outubro Rosa, com uma série de iniciativas voltadas à promoção, prevenção e acesso rápido ao diagnóstico para mulheres em todo o estado. O foco está na ampliação da rede de atendimento, modernização dos equipamentos e redução dos tempos de espera por procedimentos essenciais.
Um dos destaques é o lançamento da Unidade Móvel Saúde da Mulher, que começa a operar em cidades como Dionísio Cerqueira e Lages, percorrendo os 17 regionais de saúde para realizar mamografias e ultrassonografias, especialmente para pacientes em filas de espera.
Desde 2023, o estado vem implementando melhorias contínuas no sistema oncológico. Em 2024, cerca de 3,2 mil pessoas foram concluídas com câncer de mama, e mais de 170 mil mamografias realizadas pelo SUS — um aumento de mais de 13% em relação aos 152 mil exames feitos em 2022.
Esse crescimento é resultado de investimentos em infraestrutura, parcerias com municípios e consórcios regionais, além da aquisição de novos equipamentos, como os mamógrafos digitais entregues à Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e ao Hospital Tereza Ramos, em Lages. Hoje, são 183 mamógrafos em funcionamento nas unidades públicas.
Um avanço significativo foi a reformulação da linha de cuidado oncológico, permitindo que mulheres com fortes suspeitas de câncer de mama fossem encaminhadas diretamente às Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), mesmo antes da confirmação por biópsia.
Essa mudança acelera o processo diagnóstico e terapêutico, essencial para aumentar as chances de cura. Além disso, a separação das filas de cirurgias oncológicas das eletivas garantiu maior agilidade: em 2024, 72% das cirurgias foram realizadas em até 60 dias, contra 48% no ano anterior. Foram realizados 613 procedimentos para neoplasia maligna de mama apenas neste ano.
O Estado também fortalece a Atenção Primária, onde a maioria das mamografias é realizada, com apoio de R$ 30 milhões anuais destinados aos Consórcios de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), complementados por recursos do programa SC Levado a Sério.
A carreta móvel, equipada com tecnologia de ponta e equipe multiprofissional, representa um passo estratégico para levar serviços de qualidade a regiões com menor acesso, garantindo equidade no atendimento.
As ações integradas refletem um compromisso com a redução da mortalidade por câncer de mama e reforçam a importância do diagnóstico precoce. Com consolidadas, políticas estratégicas e inovação no atendimento, Santa Catarina avança na garantia do direito à saúde da mulher.
Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Alexander Grey/Pixabay) Reprodução / Divulgação
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.