Como capacitar mulheres? - Mais News
Hoje é

Como capacitar mulheres?


Um programa gratuito e online está transformando a realidade de mulheres catarinenses que buscam independência financeira por meio do empreendedorismo


Chamado Empodera , uma iniciativa realizada pela TXM Methods com apoio da FAPESC, Sebrae/SC e Governo do Estado de Santa Catarina, está com inscrições abertas para sua segunda turma até 20 de novembro. 

Voltado especialmente para quem tem rotinas intensas — como mães, cuidadoras ou trabalhadores informais —, o projeto oferece uma trilha formativa completa, 100% digital, que combina empreendedorismo, gestão financeira e desenvolvimento pessoal. As inscrições são feitas pelo WhatsApp (48) 9132-8760.


O foco do Empodera é viabilizar o acesso ao conhecimento empreendedor para mulheres de diferentes contextos sociais, especialmente aquelas que enfrentam barreiras como falta de tempo, limitações de mobilidade ou ausência de formação técnica. 

Cerca de 80% dos participantes anteriores são mães, muitas participantes em áreas como gastronomia, artesanato e moda. Aproximadamente 67% delas, segundo dados do SUAS, não tinham acesso prévio a programas educacionais formais.


A primeira edição beneficiou 206 mulheres de 41 cidades catarinenses. Entre elas, está Luciana Schreiber, psicoterapeuta de Blumenau, que forneceu o conteúdo do programa para estruturar seu consultório de terapias integradas, o Trivina. 

Com Viviane Américo dos Santos, cabeleireira de Laguna, o impacto foi na reestruturação de seu espaço de beleza: ela repensou serviços, identidade visual e estratégias de divulgação nas redes sociais.


Keila Enoemia da Rosa, técnica de enfermagem e mãe de Urubici, foi encaminhada ao programa por meio do CRAS local. Vendedora de bolos e salgados, ela aprendeu a calcular custos, definir


A parceria com CRAS e CREAS garante prioridade no acesso, ampliando o alcance para situação de vulnerabilidade

O diferencial do Empodera está na metodologia: uma trilha gamificada e personalizada com uso de inteligência artificial, que se adapta


Segundo Lúcia Cristiana Gomez, diretora da TXM, o objetivo é oferecer um caminho prático e acessível para que mais mulheres possam transformar ideias em negócios reais. A meta é atender 500 participantes.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (StartupStockPhotos/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.