Sistema inteligente em Florianópolis - Mais News
Hoje é

Sistema inteligente em Florianópolis


Florianópolis usa sistema inteligente para monitorar irregularidades em vias

Veículo já percorre a cidade para fazer o primeiro levantamento de dados


A Prefeitura de Florianópolis colocou em operação esta semana sistema de monitoramento urbano para correção de problemas em vias públicas. O serviço da Mapzer acelera a tomada de decisões com plataforma de análise e processamento de dados e suporte de inteligência artificial. 


Com a contratação do serviço, informa o secretário em exercício de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Nycholas Gonçalves do Nascimento, serão feitos quatro levantamentos ao ano em Florianópolis, a cada três meses. “Os dados permitem reduzir custos operacionais com fiscalização e melhorar a qualidade dos serviços municipais”, aponta ele.


A startup brasileira usa veículos equipados com sistema de visão avançada, inteligência artificial e conectividade para fazer varredura de ruas e identificar mais de 30 tipos de irregularidades como buracos, vegetação alta e descarte irregular de resíduos. 


“A tecnologia embarcada nos veículos permite o processamento de dados em tempo real, com registro das informações em nuvem, para acesso e análise posterior. Já treinamos o pessoal que vai usar os dados e estamos com veículo da Mapzer circulando pela cidade”, diz Ivan Luiz Ceola Schneider, responsável técnico pelo contrato. 


Treinamento multidisciplinar

O treinamento das equipes na solução de análise de vias de trânsito em tempo real para identificação de ocorrências que demandam intervenção da administração municipal começou segunda-feira (8), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.


De acordo com o engenheiro Ivan Schneider, Florianópolis terá relatórios sobre buracos nas vias, calçadas quebradas, empoçamentos d’água, sinalização horizontal e vertical com problemas, lâmpadas de iluminação pública acesas, animais soltos, resíduos espalhados e/ou não coletados, vegetação alta, terrenos baldios com vegetação alta, materiais de construção sobre vias e passeios, pichações e publicidade irregular. 


Cidade mais inteligente

Diversas outras demandas, aponta ele, podem ser adicionadas por meio do aprendizado da IA. “Fizemos um contrato um pouco diferente do habitual, que prevê até dois levantamentos por mês, para ajustar custos. 

Aqui serão quatro anuais, mas suficientes para montar relatórios que facilitem a fiscalização e os casos em que as equipes operacionais precisam atuar. Vamos começar a trabalhar e tirar o melhor dos dados para buscar a solução mais rápida possível para cada um dos problemas.” 

Inicialmente, serão atendidas as áreas de infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, segurança e ordem pública e bem-estar animal. No futuro, outras secretarias poderão ativar o serviço.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (StartupStockPhotos/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.