Engasgo em crianças e bebês - Mais News

Engasgo em crianças e bebês


Engasgo em crianças e bebês são comuns e podem ser perigosos: saiba como agir nestas situações


Mais comuns do que pensamos, os engasgos ocorrem em diversas fases da vida, mas na infância, principalmente até os 3 anos de idade, podem ser frequentes e perigosos. Eles são uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil.


Em Santa Catarina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 495 ocorrências em crianças de 0 a 13 anos, em 2022. Este ano, até 24 de setembro, já foram registradas 350 ocorrências na mesma faixa etária.


Geralmente alguns sinais dão indicativo que a criança esteja engasgada, tais como tosse, agitação, dificuldade de respirar, a cor roxa ao redor dos lábios e as mãos no pescoço. Algumas vezes, ela pode emitir sons respiratórios agudos ou ausência de som.


Nesses casos, a pessoa deve ligar imediatamente para o SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros Militar pelo 193. Enquanto ocorre o deslocamento da ambulância até o local de atendimento, algumas ações não devem ser realizadas e outras podem ser feitas para salvar a vida da criança.


O Tenente-Coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Criciúma deixa algumas recomendações sobre o tema: Prevenção: como agir em caso de engasgamento de bebês.





Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Fancycrave1/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.