Excesso de sódio ameaça saúde - Mais News

Excesso de sódio ameaça saúde


Um novo estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que a ingestão de sódio em todo o mundo é mais do que o dobro do recomendado pela organização. A alta ingestão de sódio está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo pressão alta e doenças cardiovasculares.


De acordo com a OMS, a ingestão diária recomendada de sódio é de até 2 gramas por dia, o que é o equivalente a cerca de uma colher de chá. No entanto, o novo estudo revelou que a média global de ingestão de sódio é de cerca de 4 gramas por dia.


O estudo também mostrou que as maiores ingestões de sódio foram encontradas em países de renda média e baixa, e que a maioria das pessoas consome sódio através de alimentos processados e industrializados, bem como de alimentos que são preparados fora de casa.


Os especialistas da OMS alertam que a alta ingestão de sódio pode levar a pressão alta e doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte em todo o mundo.


Para reduzir a ingestão de sódio, a OMS recomenda que as pessoas reduzam o consumo de alimentos processados e industrializados e optem por alimentos frescos e saudáveis. Os alimentos frescos podem ser temperados com ervas e especiarias para adicionar sabor sem adicionar sódio extra. Além disso, é importante que os consumidores leiam os rótulos dos alimentos e escolham produtos com baixo teor de sódio.


Com a crescente preocupação com a saúde e a importância da alimentação saudável, é fundamental que as pessoas estejam cientes dos perigos da alta ingestão de sódio e tomem medidas para reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio.

 


Por jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News / OMS
Foto: (Texas Public Radio) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.