SC: Casos de febre maculosa - Mais News

SC: Casos de febre maculosa


Santa Catarina registra média de 50 casos de febre maculosa por ano


A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria transmitida pela picada de carrapatos infectados. A doença pode variar desde formas leves até formas graves, que podem levar à morte se não forem tratadas a tempo.


Em Santa Catarina, a média anual de casos de febre maculosa é de 50, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). No entanto, os quadros registrados no estado são de menor intensidade e não resultaram em óbitos. Isso ocorre porque a bactéria encontrada no estado é a Rickettsia parkeri, que produz quadros menos graves do que a Rickettsia rickettsii, responsável pelos casos mais severos da doença.


A Rickettsia parkeri tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica, onde há presença de carrapatos do gênero Amblyomma, como o carrapato-estrela ou micuim, que são encontrados principalmente nas capivaras e cavalos. Esses animais podem ser hospedeiros da bactéria e transmiti-la aos humanos.


Sintomas


Os principais sintomas da febre maculosa são: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. O diagnóstico é difícil, pois os sintomas são semelhantes aos de outras doenças, como dengue, leptospirose e malária. Por isso, é importante informar ao médico sobre a possibilidade de contato com carrapatos ou animais que possam estar parasitados.


Dicas


Para evitar a doença, a Dive recomenda algumas medidas de prevenção, como: usar roupas claras para identificar o carrapato no corpo; usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; usar repelentes de insetos; examinar o corpo após atividades ao ar livre; retirar o carrapato com cuidado e desinfetar o local da picada.


Tratamento


O tratamento da febre maculosa é feito com antibióticos específicos indicados pelo médico. O Ministério da Saúde distribui esses medicamentos aos estados e promove ações de capacitação e prevenção da doença. A pasta também lançou uma campanha para alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e como se proteger.


Mantenha-se informado(a) no site oficial do Ministério da Saúde, gov.br/saude, e proteja-se contra a febre maculosa.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (AZ Animals) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.