ONU condena racismo na Espanha - Mais News

ONU condena racismo na Espanha


ONU condena racismo contra Vinícius Jr na Espanha


O chefe de direitos humanos das Nações Unidas, Volker Turk, condenou nesta quarta-feira (24) o racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinícius Jr em um jogo de futebol na Espanha. O atacante do Real Madrid foi alvo de insultos racistas por parte de um torcedor do Mallorca, no último domingo (21), durante uma partida válida pelo Campeonato Espanhol.


Turk disse que o abuso revela a “prevalência do racismo no esporte” e que a ONU vai preparar orientações e diretrizes para federações esportivas e organizadores de eventos no setor. Ele também elogiou a atitude do árbitro do jogo, que interrompeu a partida e denunciou o torcedor à polícia.


O torcedor foi identificado e punido pela Comissão contra a Intolerância no Esporte da Espanha, que aplicou uma multa de 3 mil euros (cerca de R$ 22 mil) e uma sanção de um ano sem poder frequentar espaços esportivos.


Não é a primeira vez que Vinícius Jr sofre racismo na Espanha. Em janeiro deste ano, ele foi alvo de um ataque racista por parte de torcedores do Atlético de Madrid, que penduraram um boneco com o nome do jogador em uma ponte próxima ao estádio Wanda Metropolitano.


A LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol, criou recentemente uma comissão específica para cuidar dos casos de racismo contra o atacante brasileiro.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Mateo Villalba/Quality Sport Images/Getty Images) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.