Governo prorroga prazo para emissão de nova identidade
Até o momento, onze estados já emitem no novo formato
O governo federal prorrogou o prazo para a emissão da nova carteira de identidade nacional.
O decreto assinado pelo presidente Lula concede mais tempo para os estados que ainda não estão aptos a emitir o novo documento, estendendo o prazo até o dia 6 de novembro.
A nova identidade nacional utiliza somente o número do CPF do cidadão, unificando o documento em todo o país e substituindo o antigo número de RG.
Até o momento, apenas onze estados cumpriram o prazo de março e já emitem o novo formato: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A nova carteira de identidade possui uma aparência moderna e é emitida com um QR Code, que pode ser lido por qualquer smartphone, permitindo a verificação da autenticidade do documento. Além disso, ela conta com o código internacional MRZ, que a torna um documento de viagem.
A mudança foi pensada para substituir as carteiras de identidade com número de Registro Geral, que aumentavam as possibilidades de fraudes, já que o cidadão podia emitir uma em cada estado, além do CPF. A nova identidade nacional utiliza somente o CPF como registro nacional.
Até o momento, 200 mil pessoas já emitiram a nova carteira de identidade, e 175 mil fizeram o download da versão digital pelo aplicativo GOV.BR (Android / iOS).
Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Agência Brasil
Foto: (Ministério da Justiça) Reprodução / Divulgação
____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.