Novas medidas do Governo de SC - Mais News

Novas medidas do Governo de SC


Covid-19: Prefeitos participam de reunião com o Governo de SC

O governador Carlos Moisés conversou por videoconferência com os prefeitos dos 21 maiores municípios do estado


Prefeitos das 21 maiores cidades catarinenses participaram da reunião do governador Carlos Moisés, juntamente com representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na tarde desta quarta-feira (2). 


A videoconferência teve como objetivo alinhar as ações de combate ao novo Conoravírus e também contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Andre Mota.


Entre as ações definidas, para que sejam cumpridas pela população, está a elaboração de um decreto estadual, com decisões que incluem:

- Toque de recolher a partir das 23 horas

- Intensificação das fiscalizações e publicidade para reforçar e garantir que as medidas preventivas

- Uso obrigatório de máscara 

- Proibição de aglomerações


As medidas valerão para todo o Estado por um período de 15 dias a partir edição do decreto, que deverá ser publicado em até 48 horas.


Durante a reunião, o governador Carlos Moisés falou sobre o cenário do estado que enfrenta o que é considerado o pior momento da pandemia com 33 mil casos ativos. 


Segundo o governador, a intenção é buscar soluções em conjunto com os prefeitos para definir ações estadualizadas com o objetivo de conter o alto índice de contaminação e frear a ocupação dos hospitais, que hoje contam com apenas 75 leitos de UTI vagos e 93% de taxa de ocupação.


Na oportunidade, os prefeitos solicitaram ao Estado maior suporte para realização de testes, reativação dos leitos de UTI para aumentar a capacidade de internação, além da necessidade do Governo unificar as medidas restritivas.


“Estamos em um momento com o maior número de casos ativos no estado, por isso é necessário que as medidas sejam unificadas, que todos tenham uma mesma direção, norteados pelo Estado. Também é importante que haja um maior suporte para a testagem. O que fez São José ter um aumento no número de casos, mas apenas 625 ativos, foi a agilidade do laboratório que contratamos. O resultado do teste no município sai em 48 horas, o que permite isolar a pessoa com maior rapidez”, reforçou a prefeita Adeliana Dal Pont de São José.


Segundo o governador Carlos Moisés, as medidas têm o objetivo de frear o avanço da doença ao mesmo em que mantêm as atividades econômicas do Estado em funcionamento. Medidas semelhantes foram adotadas nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Em relação ao comércio, prefeitos e Governo do Estado deliberaram pela possibilidade de ampliação dos horários de atendimento no fim de ano, para não promover aglomerações.


Na parte da noite, os estabelecimentos deverão fechar as portas até as 23h, com a possibilidade de atender os clientes que já se encontrarem no recinto até meia-noite.


“Essas medidas têm a intenção de mostrar para a sociedade que estamos em um momento de agravamento do risco. Tomamos a decisão com base em um amplo diálogo com os prefeitos. Tivemos uma reunião extremamente produtiva e definimos ações conjuntas, que valem para todo o Estado e pretendem frear o avanço da doença”, afirmou o governador Carlos Moisés.


Também participaram da reunião os secretários estaduais da Saúde, André Motta Ribeiro, da Administração, Jorge Eduardo Tasca, da Fazenda, Paulo Eli, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, além de representantes do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems) e do Ministério da Saúde.


Durante o encontro, realizado de forma virtual, os prefeitos destacaram a necessidade de uma ação conjunta a nível estadual. Eles lembraram a alta taxa de contágio no momento e dos mais de 30 mil casos ativos no Estado. As autoridades destacaram que as medidas se fazem necessárias diante da pressão sobre o sistema hospitalar.


O relaxamento quanto às medidas preventivas tem resultado no aumento da transmissão da doença e do número de casos. As prefeituras vão continuar com as ações de fiscalização para orientar e conscientizar à população sobre a importância de cumprir os regramentos sanitários.


Desde início da pandemia, as Prefeituras, por meio da Secretaria de Saúde, têm atuado constantemente no enfrentamento à propagação da Covid-19, sendo uma das primeiras a implantar um sistema de atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas respiratórios.


Também nesta quarta-feira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou a nova classificação da Matriz de Risco, que coloca 15 das 16 regiões de saúde em alerta gravíssimo. Apenas o Extremo Oeste segue em nível grave. Em relação à última semana, subiram de nível as regiões do Alto Uruguai e Foz do Rio Itajaí. A taxa de transmissibilidade apresenta-se como gravíssima em 14 regiões.


Ainda de acordo com a Matriz, apenas as regiões do Planalto Norte e Extremos Oeste não tiveram um aumento no número de óbitos. No índice de capacidade de atenção, que mede a taxa de ocupação de UTIs, vale destacar a elevação da região da Foz do Rio Itajaí, que na última semana estava como moderado (cor azul) e agora encontra-se no nível gravíssimo (cor vermelha).


Reuniões de alinhamento

O Governo do Estado vem realizando uma série de reuniões para fortalecer as ações de combate à pandemia junto aos municípios. A Política Hospitalar Catarinense (PHC) foi prorrogada - em teto máximo - por mais 10 meses.


Desde o dia 24 de novembro, data de divulgação da última matriz, Santa Catarina registrou 46.545 novos casos e 325 óbitos causados pela Covid-19.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Prefeitura Municipal de São José e Secom SC
Foto: (Mauricio Vieira) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.