Mais de 25 mil etíopes buscam refúgio - Mais News

Mais de 25 mil etíopes buscam refúgio


Mais de 25 mil etíopes precisam de ajuda no Sudão após confrontos em Tigray


Migrantes e refugiados

Pelo menos 20% do total chegaram ao território sudanês num só dia; Acnur alerta para piora de condições de vida com a operação militar na região; agência anuncia mais assistência em saúde para os próximos dias.


A Agência da ONU para os Refugiados, Acnur, revelou que mais de 25 mil pessoas precisam de apoio após terem fugido da Etiópia para o Sudão devido aos confrontos na região de Tigray. 


Nesta segunda-feira, a agência destacou que num só dia mais de 5 mil pessoas chegaram ao país vizinho. O número é o mais alto desde que começou a situação de emergência.


Eritreia 

No fim de semana, o escritório do Acnur no Sudão relatou que mulheres, homens e crianças continuavam sendo vistos à distância do ponto de passagem da fronteira de Hamdayet ao longo da região em conflito.


De acordo com agências de notícias, o governo do primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, anunciou a captura de uma outra cidade na região norte após quase duas semanas de combates com a Frente de Libertação do Povo Tigray. O conflito, que já atinge a Eritreia, tem impacto na região do extremo leste da África.


Antes, o Acnur destacou que as condições de vida em Tigray estavam ficando mais difíceis com a operação na região.  


Entre os principais problemas na área estão restrições no fornecimento de energia, suprimentos alimentares e combustível. As comunicações também foram cortadas limitando o fluxo das informações.


Capacidade

Desde sexta-feira, o número de refugiados em busca de segurança no vizinho Sudão subiu 20%. A maioria atravessou a fronteira de Hamdayet, no estado de Kassala, e locais como Lugdi, no estado de Gedaref.


As pessoas chegam com poucos pertences, o “que indica que fugiram com pressa”. As crianças chegam exaustas e com medo, sendo a maioria de Humera no interior de Tigray. Outros recém-chegados chegam das cidades vizinhas de Rawyan e Dima.


O Acnur e seus parceiros tiveram que aumentar a assistência diante do aumento no número de recém-chegados, que chega a ultrapassar a capacidade local.


Além dos desafios com a superlotação dos centros de trânsito no posto de travessia de fronteira de Hamdayet, faltam instalações de saneamento.


Os recém-chegados recebem refeições quentes com o apoio do Programa Mundial de Alimentos, PMA, da ONG Ajuda Muçulmana e de comunidades locais.


Saúde

O Crescente Vermelho do Sudão enviou uma equipe médica para garantir remédios essenciais. O grupo foi encarregado de realizar exames de saúde em Hamdayet, incluindo da Covid-19. Este tipo de assistência será reforçado nos próximos dias.


Devido ao fluxo de refugiados, o Sudão aprovou a criação de um acampamento de refugiados em Um Rakuba, a 80 quilômetros da fronteira. O local tem capacidade para hospedar até 20 mil pessoas. 


De acordo com o Acnur, estão sendo identificadas mais áreas de acomodação de refugiados etíopes.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: (Ebrahim Hamid) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.