Joe Biden assume em 20 de janeiro com desafio de unir os EUA - Mais News

Joe Biden assume em 20 de janeiro com desafio de unir os EUA


Em discurso após a vitória, ele disse que a “América está de volta”


O 46º presidente eleito dos Estados Unidos assumirá o cargo em 20 de janeiro. Ele terá muitos desafios em seu país e também no cenário internacional.


“A América está de volta”, disse Joe Biden em um discurso após a vitória, no sábado (7) à noite. Ele prometeu ser um presidente que não vai dividir, mas unir. Vários líderes mundiais parabenizaram o democrata pela vitória.


As ambições internacionais do presidente eleito, podem ser resumidas em uma frase que ele adora: "precisamos provar ao mundo que os Estados Unidos estão prontos para voltar a governar o mundo, não apenas pelo evento do nosso poder, mas também pela força do nosso exemplo".


Leia um trecho do discurso de Joe Biden no sábado (7) à noite:

Prometo ser um presidente que não busca dividir, mas unir. Que não vê Estados vermelhos ou Estados azuis, mas simplesmente os Estados Unidos. Vou trabalhar com todo o meu coração e com a confiança de todas as pessoas, para ganhar a confiança de todos vocês! E, é essa América em que eu acredito, é sobre pessoas. Eu me candidatei a esse cargo para restaurar a alma da América, para reconstruir a espinha dorsal dessa nação, a classe média. E, fazer com que a América seja respeitada novamente em todo o mundo.


O líder da oposição russa, Alexey Navalny, parabenizou o presidente eleito Joe Biden por sua vitória neste domingo, antes que houvesse qualquer reação do Kremlin aos resultados das eleições nos Estados Unidos. Em um tweet, Navalny parabeniza Biden e a sua companheira de chapa, Kamala Harris, e os americanos por definirem a nova liderança em uma eleição livre e justa. "Esse é um privilégio que não está disponível para todos os países" disse Navalny, que está se recuperando na Alemanha de um envenenamento em agosto deste ano.


Líderes mundiais também parabenizaram Biden, mas no meio da tarde de domingo, ainda não havia nenhuma declaração do presidente russo, Vladimir Putin. A Rússia foi acusada de interferir nas eleições americanas de 2016 para ajudar a eleger Trump na esperança de que adotasse uma posição mais branda com Moscou. Espera-se que Biden tome uma posição mais dura. 


Durante a campanha, Biden criticou Trump por ter abraçado tantos autocratas ao redor do mundo começando por Vladimir Putin.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Paloma Varón RFI / Radioagencia Nacional
Foto: Reprodução / Getty Images (Divulgação)


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.