Preços na indústria sobem 2,37% em setembro - Mais News

Preços na indústria sobem 2,37% em setembro


Preços na indústria sobem 2,37% em setembro, segundo pesquisa do IBGE. Índice fica abaixo do mês de agosto e superior a setembro de 2019.


O Índice de Preços ao Produtor subiu 2,37% em setembro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (30), pelo IBGE. O IPP mede a variação dos preços dos produtos na “porta das fábricas”, da indústria extrativa e de transformação, sem impostos e fretes.


O resultado ficou abaixo do verificado em agosto, quando o índice avançou 3,31%, mas superior ao de setembro do ano passado. 


No acumulado no ano, o indicador atingiu 13,46%. Já nos últimos 12 meses a inflação da indústria alcançou 15,89%.


Houve alta em 21 das 24 atividades industriais pesquisadas, com destaque para alimentos, indústrias extrativas e produtos químicos.


Com alta de 5,28%, o setor de alimentos foi o que mais influenciou o resultado de setembro, como explica o gerente da pesquisa, Manuel Campos Souza Neto. A variação cambial foi um dos fatores que impulsionaram o movimento de alta.


Considerando apenas a indústria extrativa, houve alta de 3,81% no período avaliado, após avanço de 8,43% em agosto.


Já a indústria de transformação apresentou crescimento de 2,29% no IPP de setembro, frente a um aumento de 3,02% no mês anterior.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Lígia Souto / Radioagencia Nacional
Foto: Reprodução / Márcio Batista (Divulgação)


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.