Vacina de Oxford produz resposta imunológica - Mais News

Vacina de Oxford produz resposta imunológica


Vacina de Oxford produz resposta imunológica em idosos e efeitos leves. Informação é do laboratório AstraZeneca e da universidade.


Victor Ribeiro


O laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford, na Inglaterra, informaram que a vacina experimental desenvolvida por eles contra a Covid-19 produziu boa resposta imune tanto em jovens quanto em idosos. A substância também causou efeitos colaterais leves.


As conclusões se referem aos resultados da fase dois da pesquisa. Atualmente, essa vacina está na fase três de testes com voluntários - 10 mil deles aqui no Brasil, onde o estudo é feito em parceria com a Universidade Federal de São Paulo e a Fundação Oswaldo Cruz.


A expectativa é que, se os resultados da fase três forem favoráveis, o imunizante seja um dos primeiros a ser aprovado no mundo. O governo brasileiro já comprou 100 milhões de doses dessa vacina por meio de uma encomenda tecnológica. A ideia é começar a vacinar os grupos mais vulneráveis a partir de janeiro.


No segundo semestre do ano que vem, a Fiocruz deve fabricar entre 100 milhões e 165 milhões de novas doses da vacina, que deve ser aplicada em duas etapas.


E, com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte, os líderes europeus acreditam que a pandemia volte a ganhar força no continente nos próximos meses. Até agora, mais de 250 mil pessoas morreram em toda a Europa, devido à Covid-19. Nessa segunda, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, avaliou que o epicentro do coronavírus, que estava nas Américas, voltou a ser a Europa.


Por isso, alguns governos voltaram a adotar medidas para restringir a aglomeração e até mesmo a circulação de pessoas. Mas os líderes desses países querem evitar lockdown, que é quando só podem funcionar atividades extremamente essenciais.


A Itália, país mais afetado na primeira onda da pandemia, em março, impôs novas restrições e ordenou que bares e restaurantes fechem a partir das seis horas da noite. Também interditou cinemas e academias de ginástica, e adotou toques de recolher em diferentes regiões.


Na maior economia do continente, a Alemanha, o índice de ambiente de negócios caiu nessa segunda-feira, pressionado pela preocupação com a segunda onda de contaminações. Os mercados de ações e de petróleo também reagiram mal e recuaram.


Nesse domingo, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, declarou um novo estado de emergência, com toque de recolher e proibição de viagens. Também no domingo, a França registrou o recorde histórico de 50 mil casos novos.


Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde atualizou o balanço diário. Nessa segunda-feira, o país teve 15.726 novos casos e 263 mortes causadas pela Covid-19. Ao todo, o país teve 5 milhões e 409 pessoas diagnosticadas com a doença e 157.397 delas morreram.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Victor Ribeiro / Radioagencia Nacional
Foto: Reprodução / LaPatilla (Divulgação)


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.