Decreto assinado por Bolsonaro flexibiliza exigências para concessões de rádio e TV - Mais News

Decreto assinado por Bolsonaro flexibiliza exigências para concessões de rádio e TV


O Regulamento dos Serviços de Radiodifusão - nome técnico para os canais de rádio e TV em suas diferentes modalidades – sofreu alteração. A mudança, que consta em decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro, visa flexibilizar exigências e facilitar as condições para a obtenção de outorgas juntamente ao Executivo Federal.

O decreto também trata sobre modificações nas características do serviço prestado e deixa de exigir, por exemplo, a justificativa e estudo de viabilidade técnica quando uma emissora de rádio ou TV quiser ampliar a área de cobertura. 

A medida também estabelece um prazo de seis meses para a solicitação do licenciamento da estação. No caso de municípios e estados, este período será de até doze meses. Anteriormente, era determinado um prazo de 60 dias para celebração de contrato com a União após o fim do processo licitatório. Com a alteração pelo decreto, o escolhido terá um ano para cumprir as exigências necessárias à oficialização. 

O Ministério das Comunicações destacou, por meio de nota, que a mudança trará mais “segurança jurídica” e “rapidez” nas análises de processos de outorga de rádio e TV. A medida foi bem vista pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que definiu a iniciativa como uma resposta “ágil e eficiente” a uma demanda do setor.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Brasil 61 / Marquezan Araújo
Foto: Márcio Batista / Rádio 107,5 FM / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.