Covid-19: Prefeitura de São José planeja novas ações de fiscalização - Mais News

Covid-19: Prefeitura de São José planeja novas ações de fiscalização


Os resultados das ações de fiscalização foram avaliados em uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (26), na Prefeitura de São José. O trabalho de fiscalização vem sendo feito desde o início da quarentena, em março, mas foi intensificado nesta semana após a publicação do novo decreto com regramento para o funcionamento dos estabelecimentos. A reunião contou com a participação da prefeita Adeliana Dal Pont, do secretário da Casa Civil, Lédio Coelho, além dos representantes da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Procon, Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito e da SUSP.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Lédio Coelho, o objetivo foi alinhar as ações que estão sendo realizadas pelo Município. “A determinação é ter as equipes de fiscalização nas ruas para verificar se os estabelecimentos e os clientes estão respeitando os horários e as determinações do decreto. Porque o objetivo maior de todo este trabalho é o bem-estar e a saúde da população josefense”, afirma Lédio.

A prefeita Adeliana Dal Pont destacou a importância da fiscalização para auxiliar na conscientização dos comerciantes e da comunidade. “Seguimos com toda a estrutura da Prefeitura de São José mobilizada no enfrentamento ao Coronavírus. Mas é fundamental que cada um faça sua parte, respeitando as determinações, evitando aglomeração, fazendo o uso de máscara e do álcool em gel, mantendo o devido distanciamento das outras pessoas”, assinala a prefeita.

Nesta quinta-feira (25), uma operação conjunta entre a Guarda Municipal de São José (GMSJ), Defesa Civil, Procon, SUSP, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Transporte realizou mais de 180 ações de fiscalização no município. O objetivo foi vistoriar, orientar e cobrar o cumprimento das novas medidas sanitárias nos estabelecimentos comerciais e nas operações do transporte público.

Novas medidas
O novo decreto determina que restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, conveniências e afins, poderão funcionar entre 6h e 23h, respeitando as regras de higiene e distanciamento social, exceto os casos de delivery. Já os supermercados poderão funcionar das 6h às 22h, respeitando as regras já estabelecidas nos regramentos estaduais, ficando vedada a atividade de promotores de vendas.

Shopping, galerias e centros comerciais da cidade deverão funcionar com a capacidade de no máximo 50% da ocupação total, das 12h às 20h, de segunda a sábado, permanecendo fechados aos domingos, inclusive as praças de alimentação. Deverão ser observadas as regras de higiene e distanciamento já estabelecidas.

As academias e atividades afins poderão funcionar com a capacidade máxima de 30% da ocupação total, das 6h às 23h. Lojas de conveniência de postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais em geral deverão encerrar suas atividades às 23h todos os dias da semana, devendo observar as regras de higienização e distanciamento social. Os serviços essenciais da rede de saúde, as farmácias e atividades definidas por ato da Vigilância Sanitária São José estão mantidos.

Ainda está proibida a permanência de pessoas em parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer e nas quadras poliesportivas, playgrounds e nas academias ao ar livre do Município. Permanece proibida ainda a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza, salvo os casos autorizados por ato em vigor das autoridades sanitárias, estadual ou municipal.

Os estabelecimentos interditados por motivo do descumprimento do decreto ficarão fechados por, no mínimo, sete dias. O uso de máscara, cobrindo boca e nariz, continua obrigatório em todo o território municipal. Caso os estabelecimentos comerciais estejam com pessoas sem o uso da máscara, será multado em 8,00 URM, cerca de R$ 1.600.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: PMSJ
Foto: PMSJ / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.