Atenção aos pequenos recipientes em sua casa - Mais News

Atenção aos pequenos recipientes em sua casa


Estudo revela que pequenos recipientes são os principais potenciais criadouros do Aedes aegypti em Santa Catarina.

Pequenos recipientes, como baldes e pratinhos de plantas, são os principais potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue em Santa Catarina.

Na sequência vem o acúmulo de lixo e a sucata e os recipientes fixos, como calhas e piscinas.

É o que aponta o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado pela Secretaria de Estado da Saúde nos meses de março e abril deste ano divulgado nesta quinta-feira, 7 de maio.

O gerente de Zoonoses da SES, João Fucks, avaliou os resultados do estudo e reforçou a importância da participação de toda sociedade no combate à dengue no estado.

"A ação da eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é fundamental. Com esta medida vamos conseguir reduzir um número de mosquitos e consequentemente evitar a transmissão e mesmo que outros municípios cheguem a condição de surto e epidemia. Reforçamos a importância da população a estar atenta aos cuidados eliminando os locais com água parada, um esforço que além da população envolve também a sociedade civil organizada e o poder público. Então, é um esforço coletivo para que a gente evite um momento cada vez maior de casos e até mesmo casos graves por dengue no estado em 2020", salienta João Fucks.

Santa Catarina tem 2.955 casos de dengue confirmados em 2020, sendo que 91% deles foram contraídos dentro do estado.

João Fucks dá mais detalhes da situação da dengue em Santa Catarina.

"São 40 municípios registrando transmissão da doença nesse ano, sendo que destes 40 já temos 4 em nível de transmissão epidêmico, ou seja, com uma incidência acima de 300 casos para cada 100 mil habitantes, que são os municípios de: São Carlos, Maravilha, Coronel Freitas e Bombinhas. Há mais 3 municípios que são: Joinville, São Miguel do Oeste e Águas de Chapecó; se aproximando no nível desta condição. Esse cenário reflete as condições nestas últimas semanas o aumento importante no número de casos, superando todo o ano de 2019", finaliza João Fucks.

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde, o controle do Aedes aegypti ainda é a melhor estratégia para evitar a transmissão de dengue, devendo-se eliminar e adequar locais que possam acumular água parada.

Por Jornalista Márcio Batista
Com informações do SECOM SC
Foto: O Município / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.