E Jesus Cristo, existiu mesmo? Referências Históricas - Mais News

E Jesus Cristo, existiu mesmo? Referências Históricas


Da série: E Jesus Cristo, existiu mesmo?

Referências Históricas

Você acredita que Galileu Galilei existiu?
Se a base da sua resposta estiver em relatos históricos e aplicação atual das suas invenções, você não terá dificuldade em aceitar a existência de Jesus Cristo.

Perguntar a um cientista sobre a existência de Galileu certamente provocará risadas tamanho absurdo da pergunta. Talvez ele dirá: amigo, você já ouviu falar que a terra gira em torno do sol? Já viu fotos da lua? E em termômetro, já ouviu falar? Se sim, agradeça a Galileu!

Desta forma, a existência de uma pessoa tende a ser comprovada por relatos históricos e por aplicações de seus feitos. Poderíamos perguntar para o cientista se ele já ouviu falar do Sermão da Montanha. A lógica deve ser a mesma: há relato histórico da sua ocorrência, bem como aplicação diária.

Michael Grant escreveu que “Devemos usar para o Novo Testamento o mesmo critério que usamos para outros escritos antigos que contêm informações históricas. Se fizermos isso, teremos de aceitar que Jesus realmente existiu. Se rejeitamos a existência de Jesus, então podemos rejeitar também a existência de vários personagens históricos pagãos que ninguém duvida que existiram”.

Tácito (56-120 d.C.), um dos maiores historiadores romanos, ao relatar o episódio em que o imperador Nero foi acusado de incendiar Roma no ano de 64, depois de dizer que Nero pôs a culpa nos cristãos, escreveu que “o autor do nome [cristãos] foi Cristo, que no governo de Tibério foi condenado ao último suplício pelo procurador Pôncio Pilatos”. (Anais XV).

Suetônio (69-122 d. C) registrou que no governo de Cláudio ocorreram desavenças entre os judeus em Roma, provavelmente por discussões a respeito de Jesus, o que fez com que o imperador expulsasse todos de lá. (A Vida dos Doze Césares, Editora Martin Claret: 2005, p. 263).
Curiosamente, em Atos 18.2 o escritor relata o mesmo episódio: “[...] porque Cláudio havia decretado que todos os Judeus saíssem de Roma”.

Flávio Josefo (37-100 d.C) afirmou que Ananias reuniu “um conselho, diante do qual fez comparecer Tiago, irmão de Jesus, chamado Cristo”. (Antiguidades Judaicas, Livro XX)

E por que é importante saber da existência de Jesus Cristo?
Porque nele está a base de toda a nossa esperança!
2 Co 1.20. “Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim”.




Por Reinaldo Denis
Foto: Revista Galileu (Editora Globo)


Sobre o autor: Reinaldo Denis é integrante do Ministério de Louvor na Mais de Cristo, foi Oficial do Exército Brasileiro e hoje é Advogado. Possui pós-graduação em Direito Penal e é mestrando em Direito na UFSC. É autor de artigos publicados em revistas científicas de Direito. Casado com Francis Demétrio.


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.