Painel solar com espessura de papel - Mais News

Painel solar com espessura de papel


Células Solares ultraleves transformam superfícies em fontes de energia


Uma inovação recente desenvolvida pelos engenheiros do MIT está revolucionando o campo da energia solar. As células solares ultraleves, tão finas quanto um fio de cabelo humano, têm o potencial de transformar qualquer superfície em uma fonte de energia limpa e sustentável. Essas células, que possuem uma espessura equivalente à de um papel, são feitas de tintas semicondutoras e podem ser aplicadas através de processos de impressão, tornando-as altamente escaláveis para produção em grande escala.


A tecnologia por trás dessas células solares é notável por sua eficiência e flexibilidade. Em comparação com os tradicionais painéis solares, essas células têm apenas uma centésima do peso e geram cerca de 18 vezes mais energia. Elas são coladas a tecidos fortes e leves, tornando sua instalação uma tarefa fácil e versátil. Isso significa que as células solares ultraleves podem ser integradas em diversos contextos, desde velas de barcos até asas de drones, oferecendo fontes de energia móveis e independentes.


Uma característica fundamental dessas células solares é sua capacidade de serem laminadas em várias superfícies, ampliando sua aplicabilidade. A adesão do material à base de tinta a substratos leves e flexíveis, como tecidos, proporciona resistência mecânica e durabilidade, evitando os desafios de manuseio associados às células solares tradicionais.


Esse avanço tem um potencial significativo para revolucionar a forma como a energia solar é aproveitada em diversas situações. Além de fornecer energia para uso doméstico, essas células solares podem ser usadas em contextos como embarcações, tendas de emergência e até mesmo em drones, expandindo suas possibilidades de aplicação.


O autor sênior do estudo, Vladimir Bulović, ressalta que a integrabilidade da tecnologia é tão crucial quanto sua eficiência. A capacidade de adaptar facilmente essas células solares ultraleves em diferentes contextos é um dos fatores que impulsiona esse trabalho inovador.


Embora essa tecnologia esteja ainda em desenvolvimento, os resultados obtidos até o momento são promissores. Com o crescimento da conscientização ambiental e a busca por fontes de energia limpa, as células solares ultraleves podem desempenhar um papel fundamental na aceleração da adoção de energia solar.


Como aponta Vladimir Bulović, "Estamos nos esforçando para acelerar a adoção da energia solar, dada a atual necessidade urgente de implantar novas fontes de energia livres de carbono." À medida que a pesquisa continua e os desafios técnicos são superados, essas células solares ultraleves poderão desempenhar um papel significativo na transição para um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Canal da Engenharia) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.