Casal cristão condenado a morte é absolvido - Mais News

Casal cristão condenado a morte é absolvido


Casal cristão condenado a morte no Paquistão é absolvido


O Supremo Tribunal de Lahore (LHC) absolveu na quinta-feira (3) um casal cristão condenado à morte sob a acusação de blasfêmia islâmica.


O juiz Shahbaz Ali Rizvi e o juiz Tariq Saleem Sheikh aceitaram um recurso que contestou a sentença de morte e absolveram Shagufta Kausar, de 52 anos, e o marido, Shafqat Emmanuel, de 49 anos, com base em “provas adulteradas e testemunhos manipulados das testemunhas da acusação”, disse o advogado Saif Ul Malook.


O casal tinha sido condenado à morte há sete anos, num caso que suscitou a condenação internacional das controversas leis de blasfêmia do Paquistão.


“Foi uma surpresa para mim, porque o LHC estava a atrasar a audiência há mais de seis anos com um pretexto ou outro”, disse Malook ao Morning Star News. “Penso que a audição foi acelerada devido à pressão internacional sobre o Governo paquistanês, em particular uma resolução aprovada pelo Parlamento da União Europeia em abril, que exigia uma revisão do estatuto do SSP+ concedido ao Paquistão, tendo em vista um aumento “alarmante” do uso de acusações de blasfêmia no país.”


A resolução da UE exprimiu particular preocupação com o caso de Kausar e Emmanuel, afirmando: “As provas em que o casal foi condenado podem ser consideradas profundamente imperfeitas.”


Tinha notado que o casal alegadamente tinha discutido com o acusador pouco antes de as acusações serem feitas. A resolução da UE, que passou esmagadoramente, 662 para 3, com 26 abstenções, também declarou que o recurso do casal tinha sido “adiado várias vezes”.

O veredicto detalhado do tribunal será divulgado em breve, disse Malook, acrescentando: “Estou muito feliz que o tribunal tenha dado uma audiência compassiva aos meus argumentos sobre a adulteração das provas e testemunhos das testemunhas da acusação.”


A partir desta escrita, Kausar ainda estava na Prisão Central para Mulheres em Multan, enquanto o marido Emmanuel estava na Prisão Central Faisalabad.


O casal foi condenado em 2014 por enviar mensagens de texto blasfemas insultando o profeta do Islão, Maomé, a um imã local, de um número de telefone registado em nome de Kausar.


A mãe de quatro crianças trabalhava como empregada de limpeza numa escola missionária local em Gojra. O marido está paralisado da cintura para baixo e não consegue trabalhar.


De acordo com Malook, que ganhou a liberdade para o condenado de blasfêmia mais importante do Paquistão, Aasiya Noreen (mais conhecida como Asia Bibi) em 2018, os advogados do Fórum de Advogados de Khatam-e-Nabuwwat fizeram o seu melhor para intimidar os juízes durante os três dias de audiência, “mas felizmente os juízes não sucumbiram à sua pressão”.


“É possível que o Fórum liderado pelo advogado Ghulam Mustafa Chaudhry conteste a decisão do LHC no Supremo Tribunal, mas não creio que se mantenha devido aos fracos motivos”, disse.


Acrescentou que, apesar de adiada, a absolvição sublinhou que a maioria dos casos de blasfêmia estavam enraizados em vinganças pessoais.


“É lamentável que pessoas inocentes sejam forçadas a apodrecer nas prisões durante anos por falsas acusações de blasfêmia”, disse. “Esta prática tem de parar agora. A acusação é tão grave que até os juízes têm medo de realizar audiências e de tomar decisões por mérito.”


Um dos juízes do recurso, Rizvi, foi o mesmo juiz que rejeitou o recurso de Ásia Bibi ao LHC contra a sua sentença de morte.


Malook disse que, tal como Ásia Bibi, o casal terá de receber asilo no estrangeiro devido a uma séria ameaça às suas vidas no Paquistão.


“As forças que financiam e apoiam o uso indevido das leis da blasfêmia sofreram um grande revés devido à absolvição do casal, e estou muito preocupado com a sua segurança”, disse.


Uma fonte do governo disse ao Morning Star News que as agências de segurança foram direcionadas para garantir a proteção do casal e do seu advogado.


“Este caso está a ser monitorizado diretamente pelo governo depois de ter sido levantado na resolução da UE”, disse a fonte sob condição de anonimato. “A audição acelerada do recurso deveu-se também à intervenção do Governo.”


Vidas destruídas

Funcionários da Igreja e grupos de direitos humanos dizem que as alegações de blasfêmia são frequentemente usadas não só para acertar contas pessoais, mas para atingir as minorias religiosas no Paquistão.


O sacerdote Azad Marshall, presidente da Igreja do Paquistão, congratulou-se com a absolvição do casal.


“Embora seja animador notar que o tribunal fez justiça ao fim de oito anos, os nossos corações estão a chorar pelo sofrimento que a pobre família tem sofrido todos estes anos”, disse ao Morning Star News. “Esta atrocidade em nome da religião deve acabar agora.”


O abuso flagrante das leis da blasfêmia prejudicou a vida de todos os paquistaneses, independentemente das suas fés, disse Marshall.


“Meras alegações são suficientes para destruir a vida dos acusados e das suas famílias, e está na altura de o governo paquistanês lidar com esta questão crítica sobre prioridade”, acrescentou.


O líder da igreja disse que, embora o Supremo Tribunal tenha admitido a inocência do casal cristão, deveria ter ordenado uma ação contra todos os envolvidos na falsa alegação.


“As alegações de blasfêmia devem ser pronta e minuciosamente investigadas por uma autoridade independente e imparcial, e os falsos acusadores devem ser punidos com punições severas se o governo pretender impedir o uso indevido das leis da blasfêmia”, disse.


Acrescentou que a lei deve ser alterada para que os FIRs em todos os casos de blasfêmia sejam registados apenas após autorização do órgão governamental em causa antes que os tribunais os tomem.


“Temos levantado esta questão em todos os fóruns, mas parece que o governo só toma medidas seletivas quando está sob pressão internacional, como tem sido visto nos casos de Ásia Bibi e agora no caso de Shagufta e Shafqat”, disse Marshall. “Quando levantamos a voz contra estes casos, dizem-nos que estamos a desalinhar o nome do Paquistão no mundo. Não percebem que, a menos que o governo aja contra o uso indevido das leis da blasfêmia e outras questões como a conversão forçada de raparigas menores de idade, a imagem do Paquistão não melhorará a nível internacional.”


Ativistas dos direitos dizem que é improvável que qualquer governo avance para revogar ou alterar as leis da blasfêmia devido a sentimentos islâmicos ferozes no país de maioria muçulmana. Dizem que as autoridades paquistanesas devem ser instadas a aplicar imediatamente salvaguardas processuais e institucionais eficazes a nível de investigação, ministério público e judicial, a fim de evitar abusos destas leis.


Pelo menos 35 pessoas detidas em 2020 foram condenadas à morte por blasfêmia, contra 29 no ano anterior, segundo o Relatório Internacional de Liberdade Religiosa do Departamento de Estado dos EUA de 2020, divulgado no mês passado.


O relatório cita o Centro de Justiça Social, uma Organização Nacional não Governamental, que refere que pelo menos 199 pessoas foram acusadas de crimes de blasfêmia em 2020, o maior número de casos de blasfêmia num só ano na história do país.


Motivos de Oração:

  • Ore por Shafqat e pela sua esposa Shagufta, para que Deus prepare todas as coisas para que eles possam começar uma nova vida fora do Paquistão.
  • Ore pelos cristãos que continuam presos, acusados falsamente com base na Leia da Blasfêmia, para que também sejam libertados.
  • Ore para que a comunidade internacional continue a fazer pressão sobre o governo do Paquistão para esta Lei seja revogada.



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: A Voz dos Mártires
Foto: (Joseph Anwar) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.