50% de infectados tem perda de memória - Mais News

50% de infectados tem perda de memória


Covid: estudo aponta que 50% de infectados apresentam perda de memória

Conclusão é de uma pesquisa da USP com 425 pacientes


Pelo menos, metade das pessoas que contraem covid-19 moderada e grave apresenta problemas de memória e déficit cognitivo após a doença.


A conclusão é de um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, a Universidade de São Paulo.


A pesquisa foi realizada com pacientes que se internaram por covid-19 no Hospital Universitário da USP entre o fim de 2020 e o início de 2021. O estudo apontou que 51% dos pacientes apresentaram alguma perda de memória após a infecção, e levaram o dobro do tempo médio para completar testes cognitivos. Outros 13% desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático. 15,5% por cento apresentaram transtorno de ansiedade generalizada, sendo que em mais da metade dos casos, o problema surgiu pos-covid.


Os pesquisadores da USP afirmam que o estudo é, provavelmente, a maior avaliação realizada em todo o mundo para identificar os efeitos psiquiátricos do vírus sars-cov-2.


O coordenador da pesquisa, o médico psiquiatra preceptor Rodolfo Furlan Damiano, explicou que outros estudos avaliaram apenas a prevalência de sintomas psiquiátricos nos pacientes, enquanto o estudo da USP buscou diagnósticos definitivos.


O coordenador da pesquisa também reforçou que ainda existem sintomas e efeitos desconhecidos, a curto e a longo prazo, da covid-19 no corpo humano. Rodolfo Damiano explicou que a doença não pode ser encarada apenas como uma espécie de gripe, porque ela também atinge outros sistemas do organismo além do respiratório.


A pesquisa da USP avaliou um total de 425 pacientes do hospital universitário da instituição. O estudo também apontou que 8,14% dos participantes foram diagnosticados com depressão, sendo que em 2,5% deles o transtorno apareceu após a internação por covid-19.



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Foto: (Wired) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.