Evite problemas na Black Friday - Mais News

Evite problemas na Black Friday


Conheça os cuidados necessários para evitar problemas na Black Friday


A Black Friday 2021 está chegando. Será no próximo dia 26 de novembro. Essa data vem ganhando força no comércio brasileiro nos últimos anos e já entrou para o roteiro de compras dos consumidores.


O analista de sistema Rodrigo Siqueira quer comprar uma televisão de 32 polegadas. Para isso, ele já está fazendo um comparativo de preços em diferentes lojas há, pelo menos, dois meses.


Para aproveitar os descontos de produtos e serviços é preciso tomar alguns cuidados, como o Rodrigo fez, para evitar transtornos com preços enganosos e produtos falsos. O alerta é da Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Lilian Brandão.


A Black Friday surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960 e desde 2010 acontece por aqui, com a intenção de esvaziar o estoque de peças e produtos, para reabastecê-los antes do Natal, a maior data de vendas no Brasil.


Com o volume de vendas muito grande no fim de ano, é importante lembrar que, caso o consumidor tenha algum problema com as compras, serviços ou mercadorias, pode recorrer aos Procons ou registrar a queixa no site consumidor.gov.br.


Lilian Brandão lembra o que está escrito no Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, sobre a troca de produtos comprados por meio da internet.


Outra dica para quem for comprar na Black Friday, além de comparar os preços e as lojas, é pensar no consumo consciente, para evitar compras por impulso e futuros endividamentos.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Igor Cardim / Rádio Nacional Brasília
Foto: (TechTudo) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.