Dia Catarinense da Imigração Polonesa - Mais News

Dia Catarinense da Imigração Polonesa


Hoje, 3 de Maio é o Dia Catarinense da Imigração Polonesa 


A cultura polonesa pode ser observada em diferentes aspectos, seja por meio de pratos gastronômicos, danças típicas ou pela língua polonesa, preservada em algumas comunidades. Segundo registros, os primeiros imigrantes começaram a chegar em Santa Catarina em 1869, na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, considerada o berço da cultura polonesa. 


Por lá vivem muitas famílias que ainda falam o idioma de seus antepassados, além de manter outras tradições. Os poloneses que imigravam para o Brasil, em um âmbito geral, buscavam melhores condições de vida no novo continente, visto que o seu território de origem experimentava um processo de perda de independência e, dessa forma, espalhava-se entre as pessoas um sentimento de risco à segurança individual e coletiva, algo que se consolidou com a ocupação realizada pelas potências europeias no período. 


Um ponto forte da cultura polonesa é a religiosidade do povo. Os poloneses, pela história, são um povo muito sofrido e, por isso, se agarraram muito na religião quando chegaram em Santa Catarina. Em várias comunidades a primeira coisa que fizeram ao chegar foi construir igrejas, que também eram locais de encontros e reuniões. A culinária polonesa é rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de linguiça, nata e bolas de requeijão).




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Clube Gazeta do Povo) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.