Dia Mundial do Sol - Mais News

Dia Mundial do Sol


Hoje, 3 de Maio é o Dia Mundial do Sol


Esta data é voltada para a valorização dessa importante estrela que possui profunda relação com a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da Terra. O Sol é uma estrela que não faz parte de nenhuma constelação. 


Ele está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e é extremamente quente, atingindo temperaturas entre 6 mil e 15 milhões de graus Celsius. A luz solar é a fonte de energia de todos os seres vivos, sem a qual seria impossível sobreviver. 


Inicialmente as plantas usam a luz solar em um processo conhecido como fotossíntese, que transforma a energia luminosa em energia química. Essa energia é captada pelos seres que se alimentam dos produtores e, posteriormente, é passada para os consumidores secundários e assim sucessivamente por toda a cadeia alimentar. 


Vale destacar que, a cada transferência de energia de um nível trófico para outro, essa energia diminui. Além de fornecer energia, o Sol exerce outro papel de total relevância, que é a participação no ciclo da água. Ele fornece calor suficiente para que a água evapore e os seres vivos transpirem, atuando ativamente na formação das nuvens e, consequentemente, no regime de chuvas.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (NASA) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.