Aniversário de Cuiabá - Mais News

Aniversário de Cuiabá


Hoje, 8 de Abril é o Aniversário de Cuiabá


Cuiabá é uma cidade nas margens do rio Cuiabá e capital do estado de Mato Grosso, no centro do Brasil. É conhecida como a porta de entrada para as zonas úmidas do Pantanal do Norte. 


A arquitetura colonial e a Praça da República, repleta de árvores, ficam no centro. No Museu Histórico de Mato Grosso, nas proximidades, pinturas e modelos retratam a história e as batalhas da região. Cuiabá fica localizada na Região Centro-Oeste do país. Fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberta por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba, São Paulo, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. 


Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835 (antes a capital era Vila Bela da Santíssima Trindade). 


Entretanto, nem mesmo a mudança da capital para o município foi suficiente para impulsionar seu desenvolvimento.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Flávio André de Souza) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.