As polêmicas novas regras do WhatsApp - Mais News

As polêmicas novas regras do WhatsApp


As polêmicas novas regras do WhatsApp que exigem compartilhamento de dados com Facebook


O WhatsApp anunciou nesta semana que passa a ser obrigatório o compartilhamento de dados de seus usuários com o Facebook, dono do aplicativo de troca de mensagens.


Quem não concordar com a mudança, conforme a notificação enviada pela plataforma, é convidado a apagar o app e desativar a conta.


"A política de privacidade e as atualizações dos termos de serviço são comuns na indústria, e estamos informando os usuários com ampla antecedência para que revisem as mudanças, que entrarão em vigor em 8 de fevereiro", disse um porta-voz do Facebook à agência de notícias AFP.


"Todos os usuários deve aceitar as novas condições se quiserem continuar usando o WhatsApp", acrescentou.


A União Europeia e o Reino Unido, contudo, serão exceções. Devido a acordos firmados com organizações de proteção de dados da região, a empresa não vai impor o compartilhamento de informações — o que foi interpretado por alguns como uma vitória da rígida legislação sobre privacidade e proteção de dados pessoais que a região vem implementando nos últimos anos.


A medida gerou uma onda de críticas e provocações. O empresário Elon Musk, CEO da Tesla, sugeriu a migração para o concorrente Signal. Outros empresários propuseram o Telegram.


Quais dados serão compartilhados?

À AFP, o Facebook declarou que as novas condições "permitirão o compartilhamento de informações adicionais entre WhatsApp e Facebook e outros aplicativos como Instagram e Messenger". Isso inclui dados do perfil, mas não o conteúdo das mensagens, que seguem sendo encriptadas, conforme a empresa.


Notificação do WhatsApp sobre mudança na política de privacidade:
 
__________________________________________________________

Os Termos e a Política de Privacidade do Whatsapp serão atualizados.

Atualizações importantes incluem mais informações sobre:

- O serviço do WhatsApp e como tratamos seus dados.
- Como as empresas podem usar os serviços de hospedagem do Facebook para armazenar e gerenciar suas conversas no WhatsApp.
- Como a nossa parceria com o Facebook possibilita a oferta de integrações entre os Produtos das Empresas do Facebook.

Ao tocar em CONCORDAR, você aceita os novos Termos e Politica de Privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021. Após essa data, voce deverá aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Voce pode também acessar a Central de ajuda se preferir apagar sua conta e desejar obter mais informações.
__________________________________________________________


O motivo de muitos não concordarem com as mudanças

Em sua plataforma, o WhatsApp detalha a gama de informações que podem ser disponibilizadas a outras empresas do grupo: número de telefone e outros dados que constem no registro (como o nome); informações sobre o telefone, incluindo a marca, modelo e a empresa de telefonia móvel; o número de IP, que indica a localização da conexão à internet; qualquer pagamento ou transação financeira realizada através do WhatsApp.


Também podem ser compartilhados números de contatos, atualizações de status, dados sobre a atividade do usuário no aplicativo (como tempo de uso ou o momento em que ele está online), foto de perfil, entre outros.


Conforme a página, o objetivo da coleta de dados é "operar, fornecer, melhorar, entender, personalizar, oferecer suporte e anunciar nossos serviços". Procurado pela BBC, o Facebook não respondeu ao pedido de entrevista para esclarecer o que motivou as mudanças na política de privacidade.



Downloads do concorrente Telegram disparou nos últimos dias

Para o jornalista Márcio Batista, sem dúvida alguma, o Telegram tem sido a melhor opção de aplicativo de conversa instantânea na atualidade, pois os grupos podem receber até 200 mil pessoas, onde o antigo whatsapp apenas 256 pessoas. Os canais são outras opções para cursos onde somente o professor ou palestrante pode comunicar e milhares de pessoas receber ao mesmo tempo as informações. "Os canais são os famosos "newsletters" onde enviamos as informações e todos podem receber ao mesmo tempo", salienta o jornalista Márcio.


No Telegram também é possível fazer e receber chamadas e em também vídeo em alta qualidade, "sem os ruídos de uma ligação gripada, como ocorria no antigo whatsapp", diz o jornalista Márcio Batista.


Outra opção, Signal

Após o anúncio, o número de downloads do app Signal, também um serviço de trocas de mensagens encriptadas, disparou. Além de Musk, Jack Dorsey, cofundador do Twitter, também recomendou o uso de aplicativo para burlar o consentimento forçado imposto pelo Facebook.


A plataforma de análise de dados Sensor Tower reportou que mais de 100 mil pessoas o haviam instalado, enquanto o Telegram registrou quase 2,2 milhões de downloads, segundo a Reuters.


O volume de downloads do WhatsApp, por sua vez, caiu 11% nos sete primeiros dias de 2021 em compração com a semana anterior, ainda segundo a Sensor Tower.


Como baixar os apps

Você poderá baixar clicando em android para baixar gratuitamente da loja Google Play e no IOS para baixar gratuitamente da loja da Apple.

TELEGRAM (Android) e (IOS)
SIGNAL (Android) e (IOS)




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: BBC
Foto: (FotoMontagem) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.