Paraná assina convênio para produção da vacina russa Sputnik V - Mais News

Paraná assina convênio para produção da vacina russa Sputnik V

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou nesta quarta-feira (12), por videoconferência, um convênio com o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, para produção da vacina Sputnik V. O governo paranaense vinha discutindo parceria com a Rússia desde julho.

A assinatura do termo foi realizada um dia após o presidente russo, Vladimir Putin, divulgar a vacina como a primeira registrada no mundo.

A vacina russa é questionada pela comunidade internacional porque ainda não há informações sobre a eficácia. O site oficial sobre a pesquisa afirma que, no dia 1° de agosto, os testes de fase 1 e 2 foram concluídos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas três etapas de teste.

O gerente-geral de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, explica as avaliações que devem ser realizadas pela Anvisa antes dessas vacinas serem aplicadas na população brasileira. 

Representantes do Ministério da Saúde também acompanharam a reunião. Para que os testes da fase 3 da vacina sejam realizados no Paraná é preciso autorização da Anvisa.

Autoridades do estado dizem que a vacina pode estar disponível para a população a partir do primeiro semestre de 2021.

Atualmente, três vacinas contra o novo coronavírus que estão em estágios mais avançados de pesquisa são testadas no Brasil. Duas são de laboratórios chineses e a terceira da Universidade de Oxford, na Inglaterra.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Radioagencia NAcional / Deogracia Pinto
Foto: Plox / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.