Música Gospel como manifestação cultural - Mais News

Música Gospel como manifestação cultural


A música gospel é uma demonstração de expressão, oriunda de criação artística e que deve ser elevada à condição de manifestação cultural. É um gênero musical afro-americana, nascido nas plantações através dos escravos no sul dos Estados Unidos da América (EUA), em meados do século XVI. 

Em 1871 a Universidade Fisk se tornou a casa do grupo Jubilee Singers, pioneiro que tornou a música gospel como manifestação popular em toda a nação americana. A partir daí, surgiram quartetos, grupos e corais, acompanhando o crescimento e diversificação de pregadores e cantores.


Originalmente, era interpretada por um solista acompanhado de um coral e de um pequena banda instrumental. A transformação dessa modalidade de música e sua propagação para outras nações e culturas, permitiu diversas variações da forma original, mas, preservou o seu elemento essencial que é a mensagem das Boas Novas através do louvor e adoração.


No Brasil, este movimento musical ganhou um aspecto próprio, diverso e rico, fundamentado e elaborado a partir da agregação religiosa presente nas comunidades cristãs e evangélicas da nação. A música gospel se define, principalmente, por manifestar-se em uma grande diversidade de estilos musicais e capaz de integrar os valores socioculturais das comunidades em que se desenvolve.


O gospel brasileiro é, sem dúvida, uma manifestação cultural, independentemente do caráter religioso da modalidade. Sendo assim, é grande importância o incentivo fiscal através das leis de fomento à cultura beneficiado os intérpretes, músicos e produtores desse tipo de demonstração musical. Mesmo assim, a música gospel e os eventos externos gospel têm sido escrupulosamente isolados dos incentivos oficiais à cultura, dos eventos públicos (Locais, Estaduais e Federais), e, favorecendo artistas de outros gêneros musicais (não gospel), sem que haja qualquer regulamento legal que fundamente tal atitude.


A música gospel já é reconhecida como manifestação cultural para fins de recebimento de benefícios pela Lei Rouanet. A formalização foi publicada no Diário Oficial da União em 10 de janeiro de 2012.


Esta formalização reconhece como manifestação cultural a música gospel e os eventos externos, exceto aqueles promovidos dentro das igrejas. Significa que, padres, cantores, pastores e artistas que se apresentam e fazem shows gospel podem receber apoio financeiro de empresas por meio de mecanismos de incentivo.



Ratificação em SC

Está em tramitação em Santa Catarina um Projeto de Lei que declara a música gospel e os eventos evangélicos como manifestação cultural no Estado Catarinense. O colegiado aprovou por uniformidade o parecer da deputada Ana Compagnolo ao PL 510/2019. A partir de agora, o PL segue para análise em plenário.

Segundo a porta-voz da deputada, o gabinete declarou que o parecer favorável ao PL 510/2019 representa o reconhecimento da conquista da liberdade de expressão dos cristãos catarinenses, sejam eles evangélicos ou católicos.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Márcio Batista com informações Agência ALESC e Câmara dos Deputados
Foto: TheSendBrasil / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.