Explosão no Líbano deixa 300 mil desabrigados, 100 mortos e 4 mil feridos - Mais News

Explosão no Líbano deixa 300 mil desabrigados, 100 mortos e 4 mil feridos


A dupla explosão no Líbano, nessa terça-feira (4) deixou mais de 300 mil pessoas desabrigadas, 100 mortos e 4 mil feridos.  Equipes de resgate buscam por sobreviventes nos escombros nos arredores do Porto de Beirute. 

Equipes de resgate no Líbano estão procurando por mais de cem pessoas desaparecidas após uma enorme explosão devastada na área portuária da capital Beirute na terça-feira.

A explosão matou pelo menos 100 pessoas e feriu mais de 4.000 outras. A cidade inteira ficou abalada com a explosão e uma nuvem de cogumelo pôde ser vista se espalhando pela área do porto.

O presidente Michel Aoun disse que a explosão foi causada por 2.750 toneladas de nitrato de amônio armazenadas sem segurança em um armazém. O nitrato de amônio é usado como fertilizante na agricultura e como explosivo.

O Presidente Aoun declarou três dias de luto que começaram na quarta-feira. Ao abrir uma reunião de gabinete de emergência, ele disse: "Nenhuma palavra pode descrever o horror que atingiu Beirute na noite passada, transformando-o em uma cidade devastada".

"Em meio à fumaça, chamas e destruição da noite passada, eu gostaria de elogiar o zelo dos libaneses que correram para o local e perímetro da explosão e os hospitais para oferecer apoio e assistência", acrescentou.


O que aconteceu?
A explosão ocorreu logo após as 18:00 (15:00 GMT) na terça-feira, após um incêndio no porto.

A testemunha ocular Hadi Nasrallah diz que viu o fogo, mas não esperava a explosão. "Perdi a audição por alguns segundos, sabia que algo estava errado e, de repente, o vidro quebrou por todo o carro, os carros ao nosso redor, as lojas, as lojas, os edifícios. Apenas o vidro desceu de todo o edifício", disse ele à BBC.

A explosão também foi sentida a 240 km (150 milhas) de distância na ilha de Chipre, no Mediterrâneo oriental, com pessoas dizendo que pensavam que era um terremoto.

O jornalista da BBC Rami Ruhayem disse que houve um caos após a explosão, enquanto as ambulâncias com suas sirenes ecoavam no meio do tráfego pesado para chegar ao local. Havia cacos de vidro na estrada, que precisavam ser limpos por tratores, acrescentou.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Radioagencia Nacional / Adriana Moysés, da RFI / BBC
Foto: The Economic Times / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.