A igreja como atividade essencial em meio a pandemia - Mais News

A igreja como atividade essencial em meio a pandemia


O presidente Jair Bolsonaro, através de um decreto, publicado no Diário Oficial da União 10.292/20 na quinta-feira, 26 de março, incluiu na lista de atividades essenciais as atividades religiosas, como serviço essencial em meio a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Este decreto não é uma carta aberta para a realização de cultos, mas para o atendimento individual - aconselhamento pastoral - seguindo as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. Diante disso, os líderes eclesiásticos - católicos, protestantes e evangélicos - têm utilizado o espaço dos templos para ajuda aos necessitados em meio à pandemia, orações individuais e nos horários em que haveriam cultos presenciais, os líderes escolheram transmitir seus cultos on-line para evitar aglomerações de pessoas.
Na sexta-feira, 27 de março, o Juiz Federal substituto Márcio Santoro Rocha, da 1ª vara de Duque de Caxias/RJ, deferiu uma liminar para determinar que a União se abstenha de adotar qualquer estímulo contrário ao isolamento social recomendado pela OMS. O magistrado suspendeu a aplicação de trecho do decreto 10.282/20, por meio do qual o governo Federal incluiu no rol de serviços essenciais as atividades religiosas.

Na terça-feira, 31 de março, a pedido da Advocacia Geral da União, o TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) suspendeu a decisão liminar (provisória) da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias/RJ e decidiu que a atividade religiosa volte a ser serviço considerado essencial durante a pandemia de covid-19.

Em SC, o Deputado Estadual Jair Miotto apresentou, na terça-feira, 7 de abril, um projeto de lei que reconhece a atividade religiosa como essencial para a população de SC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), "nós estamos neste período empenhados para que as igrejas sejam reconhecidas como atividades sociais neste tempo de crise, o projeto foi aprovado com unanimidade na CCJ, reconhecendo que as igrejas são essenciais neste tempo de pandemia". Ele enfatizou que as igrejas, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, atendem os membros em suas necessidades, pessoas depressivas, com síndrome do pânico, na sua essência emocional e principalmente espiritual.

As atividades das igrejas vão além dos templos, o trabalho social é amplamente reconhecido pelas autoridades municipais e estaduais, "em Florianópolis as igrejas atendem pessoas carentes, arrecadação de mantimentos, EPIs, ação social, espiritual e emocional".

Para o Deputado Estadual Sérgio Motta, a igreja tem um papel muito importante neste momento difícil que a sociedade está enfrentando com o confinamento social, "ela sempre teve uma participação social nos momentos de pragas, pestes e mortandades. É essencial o trabalho da igreja no tocante a ajuda espiritual e emocional", declarou o deputado Motta.

Em entrevista ao MC News, o deputado declara que o reconhecimento das autoridades é muito importante neste momento, "o Estado deve reconhecer a importância que a igreja tem em momentos de tragédia, de catástrofes..., a igreja é o corpo de Cristo e tem se manifestado levando cestas básicas, apoio social e a palavra de Deus que traz esperança e conforto", finaliza.

O Deputado Estadual Ismael dos Santos endossou a importância da aprovação do projeto de lei que inclui as igrejas como atividades essenciais no Estado de Santa Catarina. Outro ponto lembrado pelo deputado foi uma "proposição ao Governador de SC, Carlos Moisés, para um projeto gradativo de abertura dos templos a partir da ocupação de 30% dos templos nos mais de 290 municípios em SC", disse o deputado Ismael.

Concernente a atividade essencial das igrejas, "de fato, ela desempenha um papel fundamental de importância a saúde pública, à economia, e não podemos abrir mão das questões de saúde mental", declara o deputado, "a igreja é muito maior que o templo, cumpre um papel vital na área social, moral, e de proteção a saúde mental da população. Com o compromisso de contribuir com a saúde física e espiritual do povo catarinense", finaliza deputado Ismael.

Em entrevista ao Gospel Prime, o líder da Igreja Batista Atitude, escritor e conferencista, pastor Josué Valandro Jr, afirma que "sem sombra de dúvidas, a igreja é um serviço essencial" para o Brasil nesse momento. Em meio ao medo e pânico causados pela pandemia de Covid-19 a igreja é de suma importância neste momento.
Pastor Josué Valandro Jr (à direita) com o presidente Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle

O pastor Valandro Jr enfatiza o papel social da igreja e como ela deve cuidar dos necessitados, principalmente, em meio à crise econômica que se avizinha. "Nós estamos – literalmente – matando a fome de muita gente. Alguns autônomos não estão ganhando nada. A reserva já se foi", diz. "Cuidando do espiritual, emocional e material", afirma convicto de que a igreja "é um serviço essencial para esse momento no Brasil".

Por Jornalista Márcio Batista
Com informações do Gospel Prime (Neto Gregório) e Brasil247
Fotos: AREXIM Packaging, Supergospel e Sul21.




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.