Em uma prisão iraniana, Deus usou Mojtaba Hosseini - Mais News

Em uma prisão iraniana, Deus usou Mojtaba Hosseini


Mojtaba Hosseini tem 30 anos. Ele costumava ser um dos líderes de um movimento de igrejas domésticas em rápido crescimento no Irã. Isso foi antes de sua igreja ser invadida e ele ser preso e aprisionado por três anos em uma prisão iraniana (após uma primeira prisão resultando em liberdade condicional).

A história de Mojtaba é um lembrete importante de que, embora Deus possa (e freqüentemente usa) o sofrimento de cristãos perseguidos para trazer outros a Ele, a profundidade do isolamento e dor que eles experimentam ainda é muito real. Podemos ver a importância de orar com nossos irmãos e irmãs a quem Deus está usando de maneira milagrosa nos lugares mais sombrios.

Assim como todos os cristãos iranianos, Mojtaba conhecia os altos riscos que estava correndo no Irã.
Se ele organizasse e liderasse uma igreja secreta – é um ato ilegal no Irã de maioria muçulmana e é visto como uma “ameaça à segurança nacional” - ele, junto com qualquer um que participasse da igreja, poderia ser preso, se fosse descoberto. E como ele era um líder, sua prisão provavelmente significaria uma condenação seguida por um longo período de prisão. Quando ele foi preso, de alguma forma evitou a prisão, uma segunda prisão certamente significaria uma longa sentença atrás das grades em seu país.

Mesmo assim, da mesma forma como os discípulos de Jesus há 2 mil anos atrás, os líderes da igreja da atualidade são perseguidos e arriscam suas vidas para edificar a Igreja ao redor do mundo, também Mojtaba persistiu.

"Por quê eu não parei meu trabalho de liderar a igreja depois que fui preso pela primeira vez?", diz Mojtaba, sorrindo, “eu realmente não sei. Não houve explicação lógica, mas sentimos que o Senhor queria que continuássemos. Sabíamos que isso significaria que poderíamos ser presos a qualquer momento”.

Mojtaba conta sua história observando bem os detalhes e uma paixão por Cristo. Durante a entrevista com o parceiro do Open Doors, ele leva algum tempo para pensar sobre suas respostas e, muitas vezes, agarra sua Bíblia para procurar um versículo.

“1ª Coríntios 1.29 diz que 'Deus fez tudo isso para impedir que alguém se glorie com Ele'”, diz ele.
É um tema central em sua história na prisão: "É tudo sobre Deus, não sobre mim".

Mojtaba sabia que Deus estava com ele quando estava na prisão. Mas esse conhecimento não tornava a vida na prisão confortável - longe disso.

Durante a maior parte de sua sentença, ele estava em uma prisão com assassinos, ladrões e traficantes de drogas. Ninguém poderia ser confiável. Ele também se esforçou para encontrar esperança - sem saber quando, ou se, ele seria realmente libertado.

"Senti um profundo medo dentro de mim, e muitas vezes, apesar de o Senhor estar próximo, fiquei triste com a minha situação. Minhas mãos estavam amarradas, minha voz não seria ouvida por seres humanos”.

'Não é sobre você'

Foram essas incertezas de não saber se seria: roubado, morto ou mesmo se fosse libertado, o mais desafiador. Em suas horas mais sombrias, desesperado por ajuda para continuar, ele se voltou para a oração.

"Eu orei; isso foi tudo que eu pude fazer, no início, eram orações de arrependimento. Eu pensei que Deus estava me punindo pelos meus erros me colocando na prisão”. Esse foi o momento que ele percebeu que era “nada” diante de Deus e dos homens.

“Então o Senhor falou comigo, dizendo: 'Pare de ser egoísta Mojtaba, não é sobre você; é sobre mim. Olhe a sua volta’”.

Pela primeira vez desde que foi preso, Mojtaba começou a olhar verdadeiramente para as pessoas, tentando vê-las como Deus as via.

“Eu vi pessoas pobres, pessoas que cometeram os piores crimes. Pessoas que se sentiam tão sozinhas”.

Mojtaba sentiu uma inspiração do Espírito Santo para compartilhar a Palavra de Deus com essas pessoas que ele via todos os dias: “Deus falou de novo para mim, dizendo: 'Está na hora de você me compartilhar com eles. Eles precisam de mim'”.

Durante a entrevista com o parceiro do Open Doors, Mojtaba faz uma observação retrospectiva: “É engraçado como Deus algumas vezes trabalha. Teria sido absolutamente impossível para nós passarmos pelos grandes portões da prisão para levar o evangelho àqueles que o necessitavam tão profundamente. Mas Deus me colocou e também outros cristãos lá dentro da prisão, entre aqueles indivíduos para brilhar a Sua luz”.

Uma fonte improvável em uma prisão iraniana

O ex-líder da igreja dentro da prisão, compartilhou seu testemunho e o evangelho com os outros prisioneiros. Ele observou que alguns vieram para a fé; outros estavam muito felizes por ele orar em nome de Jesus. Ele começou a desejar e pedir a Deus um exemplar da Bíblia, mesmo repetidamente, pedindo aos guardas por uma.

Então, Deus interveio - através de uma das fontes mais improváveis - um imã mulçumano da prisão, que vinha todos os dias para orar com os presos muçulmanos, ofereceu-se para ajudar. “Ele ficou impressionado com nosso compromisso com nosso Deus, acho que foi Deus que encheu seu coração de bondade para nos ajudar”, diz Mojtaba.

Colocar uma Bíblia Sagrada autêntica em uma prisão iraniana era impossível, mas o imã mulçumano teve uma ideia. Ele trazia impressos da Bíblia disfarçados como uma aula de inglês. Um dos amigos que Mojtaba havia feito na ala, era bom em inglês e traduziu as escrituras para o idioma farsi. A partir daí, Mojtaba copiou os textos e os entregou aos prisioneiros que os haviam solicitado - tanto aqueles que estavam curiosos sobre sua fé, quanto aqueles que já haviam dado seu coração a Jesus. Logo ficou conhecido entre todos os prisioneiros, que versos da Bíblia estavam circulando.

Diz Mojtaba, “então passamos a receber pedidos de outras alas, as pessoas estavam nos pedindo mais textos. E, a melhor coisa foi que os prisioneiros estavam dando suas vidas ao Jesus da Bíblia”.

'Deus me colocou entre os prisioneiros'

Refletindo sobre seu tempo atrás das grades, Mojtaba faz uma revelação de que todos nós cristãos podemos aprender.

Diz Mojtaba, “eu nunca orei para que Deus me libertasse da prisão, eu posso servir a Deus em qualquer lugar, dentro ou fora da prisão. Não importa em que situação eu esteja. Eu posso trabalhar no Reino de Deus onde quer que Ele me coloque. E naquele tempo, Deus me colocou entre os prisioneiros”.

Mojtaba nos encoraja a orar por seu país e por aqueles que estão na prisão por sua fé em Cristo. Atualmente, estima-se que 21 cristãos estão presos no Irã por sua fé, cerca de 14 deles estão esperando veredictos sobre seus apelos de condenação.

A oração de Mojtaba é que todos os iranianos ouçam a boa mensagem de Cristo, e que os cristãos que estão sob muita pressão na prisão, possam experimentar a grande oportunidade e desejo de falar de Cristo que ele teve naquele lugar. Assim diz Mojtaba, “eles podem não estar em boa situação, mas, eu oro para que eles sintam paz e alegria, porque eles conhecem Jesus”.

Recentemente, Mojtaba participou de uma conferência sobre tratamento de traumas para ex-prisioneiros iranianos que foi organizada por uma organização parceira e parcialmente apoiada pela Open Doors. O Ministério para ex-prisioneiros como Mojtaba é uma das maneiras pelas quais a Portas Abertas está trabalhando para fortalecer a igreja no Irã.

O ex-prisioneiro iraniano Mojtaba, agora vive em um lugar seguro fora do Irã, e, ele compartilhou esta história com um dos parceiros locais do ministério Open Doors.

por Lindy Lowry
Fonte: Open Doors International
Foto: Open Doors International




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.