E Jesus Cristo, existiu mesmo? Impacto Histórico - Mais News

E Jesus Cristo, existiu mesmo? Impacto Histórico


Da série: E Jesus Cristo, existiu mesmo?

Impacto Histórico

Comumente, para que se diferencie o mito da verdade, são utilizados três critérios: documentos escritos de historiadores antigos, evidências históricas e arqueológicas e impacto histórico. Neste texto, ocupar-nos-emos deste último fator: o impacto histórico de Jesus Cristo.

Thomas Carlyle, historiador escocês, escreveu que “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo é como uma biografia dos grandes homens”. Diversos homens poderiam ser citados para justificar esta frase. Foram guerreiros, reis, políticos, filósofos, enfim, homens que deixaram um legado e foram responsáveis por muitas instituições e conquistas das quais nos gloriamos hoje.

Jesus cristo não foi nenhum guerreiro, não tinha nenhum exército sob o seu comando, não mudou nenhuma lei, não escreveu um livro, mas como ele é lembrado hoje? A Roma que foi palco dos maiores espetáculos históricos já não é a mesma, os exércitos de César, tão imponentes, já se acabaram. Mas e Jesus Cristo?

Nesse sentido, qual impacto pode ser mais significativo para a história do que o fato de ser Jesus Cristo o próprio marco divisor da contagem do tempo, dividindo a história em antes e depois dele?

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a bíblia, cujo personagem central é Jesus Cristo, é o livro mais vendido do mundo, estimando-se mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas em todo o mundo.

O Sermão do Monte estabeleceu um novo paradigma de ética e moral.

As maiores universidades do mundo, berço do conhecimento, têm as suas origens atribuídas a cristãos: Harvard, Yale, Princeton, Universidade Livre de Amsterdam, entre outras.

As mulheres que hoje lutam por reconhecimento na sociedade devem a origem da discussão aos sermões e condutas de Jesus Cristo.

Contudo, a maior prova da existência de Jesus Cristo não será encontrada em livros, pensamentos, sítios arqueológicos... A maior prova está dentro de cada um de nós. É esse sentimento, convicção, que torna tão difícil encontrar argumentos para explicar sobre a sua existência.

Ninguém se pergunta se o ar existe mesmo ou é uma invenção humana. Não precisamos ser provados da sua existência, nós simplesmente sentimos com tamanha realidade que a discussão se torna vazia.
Sendo assim, para aqueles que leram esses quatro textos, espero que lhes tenham servido de curiosidade e que nunca, jamais, o conhecimento seja indispensável para a sua fé. Jesus Cristo não só existiu, mas tudo o mais que existe depende dessa premissa.

Cl.1.16 “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele”.





Por Reinaldo Denis
Foto: Akiane Kramarik


Sobre o autor: Reinaldo Denis é integrante do Ministério de Louvor na Mais de Cristo, foi Oficial do Exército Brasileiro e hoje é Advogado. Possui pós-graduação em Direito Penal e é mestrando em Direito na UFSC. É autor de artigos publicados em revistas científicas de Direito. Casado com Francis Demétrio.


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.