Escritório consular da Itália em SC - Mais News

Escritório consular da Itália em SC


A Assembleia Legislativa teve a honra de receber o embaixador recém-designado da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, nesta terça-feira (5). Em um encontro especial com o presidente da Alesc, o deputado Mauro de Nadal, e outros representantes da Frente Parlamentar Santa Catarina - Itália, o diplomata anunciou um projeto significativo: a instalação de um escritório consular italiano em Florianópolis até 2024.


O plano para abrir essa nova unidade consular tem um propósito emocionante: celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Cortese expressou seu entusiasmo, afirmando que "seria muito bonito haver essa coincidência de duas datas muito importantes". Ele enfatizou que a abertura do consulado marcará um ano crucial nas relações entre Santa Catarina e a Itália.


Essa confirmação representa o desdobramento positivo das tratativas iniciadas pela missão da Assembleia Legislativa na Itália, em setembro passado. O presidente do Parlamento, Mauro de Nadal, destacou a importância dessas discussões, alinhadas às expectativas do povo catarinense.


O embaixador revelou que os procedimentos para essa abertura já estão em andamento, vislumbrando a instalação no próximo ano. Isso proporcionará aos catarinenses interessados na dupla nacionalidade a comodidade de encaminhar sua documentação diretamente em Santa Catarina.


Além desse anúncio, a reunião abordou outra questão relevante: a mobilização dos parlamentares catarinenses contra um projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional. Esse projeto busca tornar obrigatório o ensino do espanhol como segunda língua estrangeira no ensino básico no Brasil. O coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina e Itália, deputado Vicente Caropreso (PSDB), expressou a oposição a essa proposta, defendendo a opção pelas línguas de acordo com as diferentes presenças culturais no estado.


O compromisso da Comissão de Educação e da Frente Parlamentar em atuar em Brasília para flexibilizar esse projeto reforça o empenho em respeitar as diversidades linguísticas presentes em Santa Catarina. Nesse contexto, a língua italiana, predominantemente falada, ganha destaque, sendo um ponto crucial na defesa dos interesses da comunidade catarinense. O Repórter João Guedes, da Rádio da Assembleia Legislativa, trazendo as atualizações desse encontro significativo.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (6689062/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.