Balneabilidade de SC para 2024 - Mais News

Balneabilidade de SC para 2024


IMA divulga que mais de 65% das praias de Santa Catarina estão próprias para banho


Os veranistas que pretendem aproveitar as praias de Santa Catarina podem ficar tranquilos, pois a maioria delas está própria para o banho. É o que mostra o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) nesta sexta-feira, 8.


Segundo o relatório, dos 237 pontos onde há coleta de água no litoral catarinense, 156 estão próprios para banho, o que representa 65,82% do total. Em Florianópolis, a situação é ainda melhor, pois dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%.


O relatório de balneabilidade é elaborado pelo IMA com base nas análises bacteriológicas da água, que são realizadas semanalmente durante a temporada de verão. O IMA monitora 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, abrangendo cerca de 500 quilômetros de costa.


O gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, explica que o relatório tem como objetivo informar a população sobre a qualidade da água das praias, e orientar sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar riscos à saúde. Ele afirma que o IMA segue os padrões estabelecidos pela Resolução Conama nº 274/2000, que classifica os pontos como próprios ou impróprios para banho.


De acordo com a resolução, um ponto é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Um ponto é considerado impróprio para banho quando o valor for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando houver incidência elevada ou anormal de enfermidades transmissíveis por via hídrica na área de coleta.


Silva recomenda que os banhistas consultem o relatório de balneabilidade antes de frequentar as praias, e que evitem entrar na água em locais impróprios, pois podem contrair doenças como gastroenterite, hepatite A, febre tifoide, cólera, entre outras. Ele também alerta para que os banhistas não joguem lixo nas praias, não alimentem os animais, não usem sabão ou detergente na água, e não façam suas necessidades fisiológicas na areia ou no mar.


O relatório de balneabilidade do IMA está disponível no site ima.sc.gov.br, onde é possível consultar os pontos próprios e impróprios para banho, ver os mapas das praias, acessar os históricos das análises e obter mais informações sobre o programa. O relatório também pode ser consultado por meio do aplicativo Praias SC, disponível para Android e iOS, que permite receber alertas sobre a situação das praias e enviar sugestões ou reclamações ao IMA.


Acesse o Relatório completo das praias próprias e impróprias para banho de SC, neste link.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (yeskay1211/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.