Kombucha no controle do Diabetes 2 - Mais News

Kombucha no controle do Diabetes 2


Kombucha pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2, diz estudo


Uma bebida fermentada de chá, conhecida como kombucha, pode ter benefícios para a saúde de pessoas com diabetes tipo 2. É o que sugere um estudo realizado por pesquisadores de universidades e instituições de saúde dos Estados Unidos, publicado na revista científica Frontiers in Nutrition.


O estudo envolveu 12 pessoas com diabetes tipo 2, que foram divididas em dois grupos. Um grupo consumiu diariamente um copo (236 ml) de kombucha, e o outro grupo consumiu uma bebida placebo, que não tinha efeito sobre o organismo. Os participantes foram acompanhados por quatro semanas, e tiveram seus níveis de açúcar no sangue em jejum medidos antes e depois do período.


Os resultados mostraram que os participantes que consumiram kombucha tiveram uma redução significativa em seus níveis de açúcar no sangue em jejum, em comparação com os participantes que consumiram a bebida placebo. Os pesquisadores acreditam que isso se deve aos compostos bioativos presentes no kombucha, que podem melhorar a sensibilidade à insulina e a função das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.


O kombucha é uma bebida milenar, originária da China, que é produzida pela fermentação do chá verde ou preto com uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras. O processo resulta em uma bebida levemente gaseificada, ácida e refrescante, que contém vitaminas, minerais, antioxidantes e probióticos.


Os pesquisadores ressaltam que o estudo foi pequeno e preliminar, e que são necessários mais estudos para confirmar os benefícios do kombucha para pessoas com diabetes tipo 2. Eles também alertam que o consumo excessivo de kombucha pode causar efeitos adversos, como desconforto gastrointestinal, infecções e reações alérgicas. Por isso, recomendam que as pessoas consultem um médico antes de incluir o kombucha em sua dieta.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (MAI Kombucha) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.