Spray de nanofibras para curar feridas - Mais News

Spray de nanofibras para curar feridas


Spray israelense de nanofibras revoluciona o tratamento de feridas


Uma inovadora tecnologia desenvolvida pela startup israelita Nanomedic Technologies está transformando o tratamento de feridas, proporcionando uma alternativa eficiente e revolucionária. O dispositivo, chamado SpinCare, pulveriza nanofibras que formam uma espécie de "segunda pele" sobre a área a ser tratada, reduzindo as chances de infecções e eliminando a necessidade de substituição frequente de curativos.


Com o formato semelhante a um brinquedo infantil, o SpinCare emite uma rede de nanofibras de polímeros por meio de eletrofiação, criando uma película protetora que permanece intacta por semanas. Esse mecanismo simula a estrutura da pele humana e permite uma recuperação mais rápida e segura para queimaduras, feridas e lesões cirúrgicas.


Uma das grandes vantagens do SpinCare é que ele dispensa o contato direto com a área ferida, o que evita desconfortos ao paciente durante o processo de cicatrização. A película de nanofibras permanece no local até que a ferida esteja totalmente curada, não sendo necessário realizar trocas frequentes de curativos.


Com a cobertura completa da ferida e a ausência de mudança de curativos, o dispositivo reduz significativamente a possibilidade de infecções, especialmente em casos de feridas abertas que apresentam alto risco de contaminação. Esse aspecto é particularmente relevante em situações de emergência ou desastres, quando os hospitais podem estar sobrecarregados. O SpinCare pode ser facilmente operado por equipes médicas ou voluntários devidamente treinados.


A Nanomedic já testou o SpinCare em 120 pacientes em hospitais israelitas, e nenhum registro de infecções foi relatado. O dispositivo é altamente personalizado e adaptável a diferentes tamanhos e espaços, garantindo sua aplicação em diversas situações sem a necessidade de contato direto com a ferida.


A empresa planeja expandir o uso do SpinCare para serviços de urgência, ambulâncias e serviço militar, com o objetivo de atender a situações de desastres e emergências. Segundo a Nanomedic, o mercado mundial de tratamento de feridas deve alcançar US$ 35 bilhões até 2025.


A startup israelita se une a outras empresas que buscam revolucionar o tratamento de feridas, desenvolvendo tecnologias inovadoras que acelerem a cicatrização e proporcionem mais conforto aos pacientes. A aplicação de nanofibras na área médica também abre possibilidades para avanços futuros, como a adição de componentes antibacterianos, colágeno, silicone e até mesmo células-tronco, ampliando o uso do dispositivo em áreas como cirurgia plástica, estética e dermatologia.


A expectativa da Nanomedic é obter a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA nos próximos 12 meses, enquanto se concentra na produção e lançamento do dispositivo na Europa no início de 2020. Com o preço final estimado como mais acessível do que os adesivos tradicionais, a Nanomedic está determinada a facilitar o processo de recuperação dos pacientes, permitindo que eles retornem à sua rotina normal o mais rapidamente possível. Pequenos detalhes fazem a diferença e, nesse sentido, o SpinCare promete transformar a forma como o tratamento de feridas é conduzido, proporcionando mais conforto e eficácia para os pacientes em sua jornada de recuperação.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Israeli21c) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.