Fiocruz registra queda de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
O novo Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, mostra queda lenta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em praticamente todas as faixas etárias da população adulta.
Essa redução é atribuída à diminuição de casos de covid nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além da interrupção da tendência de crescimento em outros estados.
Apesar do cenário favorável, 11 estados ainda apontam para crescimento nas últimas seis semanas puxado por casos de infecção por Coronavírus.
De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, o estudo ainda não registra eventuais impactos do aumento de casos por conta das celebrações de final de ano.
A análise tem como base os dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até o dia 2 de janeiro de 2023.
A covid-19 continua prevalecendo entre os diagnósticos, segundo o estudo, mais de 78% dos casos da Síndrome são devido à infecção pelo coronavírus. No caso de mortes, a participação da covid sobe para 96% dos registros.
Os pesquisadores chamam a atenção ainda para a presença expressiva do Vírus Sincicial Respiratório entre as crianças de 0 a 4 anos, especialmente em São Paulo, Distrito Federal e nos três estados da região Sul.
Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Foto: (vadi_fuoco) Reprodução / Divulgação
____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.