Guerra e o preços dos combustíveis - Mais News

Guerra e o preços dos combustíveis


Guerra na Ucrânia deve impulsionar preços dos combustíveis no Brasil


A guerra na Ucrânia e as sanções aplicadas contra a Rússia devem fazer os combustíveis ficarem mais caros no Brasil. O cenário mundial pressiona os preços internacionais do petróleo e como a política de preços da Petrobras leva em conta os valores praticados no exterior e o dólar, é esperado que os combustíveis fiquem mais caros aqui também.


O economista Eric Gil Dantas, do Observatório Social da Petrobras, lembra que a refinaria privatizada de Mataripe, na Bahia, aumentou 19% a gasolina e 23% o diesel no sábado. Segundo ele, a pressão vai aumentar sobre a Petrobras.


Dois projetos no Senado, que podem ser votados nesta quarta-feira, pretendem segurar essa alta. Uma das propostas determina uma alíquota unificada e fixa para o ICMS sobre combustíveis em todo o país. A outra cria um fundo de estabilização para compensar as oscilações de preços.


O economista Cesar Bergo diz que essas medidas podem ajudar nos postos, mas prejudicar os estados.


O governo federal também deve apresentar propostas para evitar o aumento dos combustíveis. Em entrevista recente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a política que atrela os preços no Brasil aos internacionais é errada e vai procurar uma solução de maneira responsável. 



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Foto: (Garagem 360) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.