Erupção em Tonga - Mais News

Erupção em Tonga


Erupção em Tonga causou três mortes e fumaça atrapalha ajuda humanitária 


Fontes de água podem ter sido contaminadas por cinzas e destroços; Escritório da ONU pede cautela na entrega de auxílio na área sem casos de Covid-19; falta conectividade de internet e telefone no território e novas atividades vulcânicas não podem ser descartadas.


O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, informou que três mortes foram confirmadas após a erupção de um vulcão submarino na região de Tonga, no último sábado.


Também há confirmação de centenas de casas destruídas ou danificadas em Tongatapu, a principal ilha do arquipélago. O grupo insular Ha’apai segue sem comunicação. A principal preocupação do governo é com as pequenas ilhas de Mango e Fonoi.


Água

De acordo com autoridades, as prioridades imediatas são restaurar as telecomunicações de emergência, garantir o abastecimento de água, reduzir a inalação de cinzas e avaliar a situação nos territórios menores.


Enquanto isso, o governo de Tonga recomenda que a população tome apenas água engarrafada, já que as fontes do país podem ter sido contaminadas por cinzas, destroços e água do mar. 


Aproximadamente dois centímetros de cinzas e poeira caíram em Tongatapu, o que gera preocupações sobre a poluição do ar e contaminação do abastecimento de água. 


De acordo com o representante do Ocha em Genebra, Jens Laerke, a equipe humanitária do Pacífico e entidades regionais se reuniram para coordenar o apoio nas comunicações, logística e respostas de água e saneamento. 


Segundo relatos, o tsunami também danificou a infraestrutura de comunicação celular e internet. As chamadas de voz foram restauradas em partes da ilha principal, mas não havia conectividade nem era possível fazer chamadas internacionais. 


Ajuda humanitária

A ONU reforça que segue em prontidão com equipes e suprimentos de emergência para ajudar Tonga e discutirá com o governo as necessidades para assistências mais específicas. 


Laerke explicou que ajuda externa ainda não chegou ao reino porque a pista de pouso do aeroporto permanece coberta de cinzas. 


Segundo o representante, Austrália e a Nova Zelândia realizaram missões de sobrevoo, mas a nuvem de cinzas segue atrapalhando as imagens de satélite. 


Ele lembrou que Tonga não possui registros de coronavírus, por isso, qualquer assistência deverá respeitar os rígidos protocolos de saúde pública local.


Efeitos

O representante da Organização Mundial da Saúde, OMS, Christian Lindmeier, afirmou que as instalações de saúde tonganesas continuam operacionais. Não há relatos de aumento de consultas médicas em Tongatapu. 


Ele reforçou que o governo deve estabelecer regras relacionadas à Covid-19 para entrada no arquipélago, incluindo entre as equipes humanitárias.


Segundo a agência, o incidente causou alguns deslocamentos populacionais, incluindo 89 pessoas que se abrigaram em centros de evacuação na ilha de 'Eua e outras que procuraram abrigo com parentes em Tongatapu. 


Christian Lindmeier afirma que outras atividades vulcânicas não podem ser descartadas. Por isso, a população deve ficar alerta e procurar terrenos mais altos se mais alertas de tsunami fossem emitidos. 



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: (outsider) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.