Brincadeiras para fazer no carro - Mais News

Brincadeiras para fazer no carro


Acompanhe 7 ideias para entreter as crianças durante a viagem


Pegar a estrada com a família é sempre uma opção especial. Além da expectativa para a chegada ao local de destino e todas as coisas divertidas que farão juntos por lá, o trajeto pode ser uma boa opção de interação entre os adultos e as crianças, contribuindo para uma relação feliz, saudável e harmoniosa.


Sabemos que existem algumas brincadeiras para fazer no carro e há diversos assuntos para abordar na conversa, sendo assim, a viagem vai passar rapidinha e será bem mais divertida! Para ajudar a sua família a aproveitar esses momentos bem importante no automóvel, seguem abaixo algumas ideias de entretenimento para o passeio. Vamos lá?


7 brincadeiras para fazer no carro


Os tablets e celulares costumam ser a primeira opção quando falamos em entretenimento para crianças. A tecnologia é boa, mas é preciso manter um equilíbrio. Por isso, hoje nós vamos propor algumas atividades diferentes. A ideia é que todos interajam e brinquem juntos para uma viagem de carro inesquecível e com memórias incríveis!


1. O que vejo com a cor

Cada pessoa deve apontar para algo que consegue ver com a cor escolhida pela família. Se vocês optaram pelo vermelho, por exemplo, a criança pode apontar para casas, carros ou até mesmo para objetos que estão dentro do veículo. Depois que cada um apontar um objeto, vocês podem fazer outras rodadas, até que se esgotem as possibilidades, ou eleger uma nova cor!

Outra opção de brincadeira com cores é a seguinte: cada um escolhe uma cor e, em seguida, todos começam a contar quantos carros de cada cor passaram pela família na estrada. Ganha quem tiver escolhido a cor que passar o maior número de vezes depois de um determinado período de tempo!


2. Complete a música

Alguém canta um verso de uma música e a próxima pessoa precisa completar, cantando mais uma parte. A brincadeira segue até que a música tenha sido cantada por todos! No final, podem cantar juntos, em coro. Com certeza esse será um momento muito divertido!

Quem gosta de música também pode curtir a brincadeira de adivinhar a canção. É assim: alguém cantarola ou assobia uma música e todos têm de adivinhar qual é. Quem acertar primeiro é o próximo a cantarolar!


3. Continue a história

Essa é uma das brincadeiras para fazer no carro que mais rendem gargalhadas! Uma pessoa começa falando uma frase que inicia a história. "Era uma vez uma menina que resolveu convidar a sua família para fazer uma viagem no feriado", por exemplo.

Depois, alguém completa a frase com a ideia que vier à cabeça, como "ela sempre sonhou em conhecer a praia". E assim por diante! Ao final, todos conhecerão uma história contada em conjunto, que pode ser muito emocionante ou engraçada. Essa é uma excelente oportunidade para ajudar os pequenos a exercitarem a criatividade!


4. Charadas

Brincadeiras de adivinhação costumam entreter bem as crianças, principalmente as mais velhas, já perto da pré-adolescência. Alguém começa pensando em um objeto, fruta, personagem ou que mais a imaginação mandar e vai dando dicas para que todos tentem adivinhar do que se trata.

As dicas podem ser espontâneas ou vocês podem combinar de cada pessoa ter direito a uma quantidade de perguntas. Para ficar mais difícil, dá para estipular que as respostas para as perguntas sejam só "sim" ou "não".


5. Fale só com perguntas

Falar só com perguntas é uma clássica brincadeira para fazer no carro. Vocês devem tentar manter diálogos apenas com perguntas — até mesmo as respostas devem ser indagações. Os primeiros que fizerem afirmações vão sendo eliminados da rodada, até que reste apenas uma pessoa.

Falar rimando é uma variação dessa brincadeira que agrada as crianças menores e garante boas risadas. No caso de crianças muito pequenas, a brincadeira pode ficar mais fácil com uma adaptação: em vez de diálogos, todos devem falar apenas palavras aleatórias que rimem umas com as outras.


6. Jogo de letras

Essa é uma ótima opção de brincadeira para fazer no carro com crianças que estão em fase de alfabetização. Todos devem falar palavras que comecem com a mesma letra. A depender da idade dos pequenos, o jogo pode ficar mais difícil. Para isso, estipulem categorias, como animais, frutas, lugares etc.

Uma alternativa um pouco mais difícil, que pode ser mais interessante para crianças maiores, é escolher uma letra para ser proibida. Todos devem tentar manter um diálogo sem falar nenhuma palavra com a letra que foi banida da conversa.


7. É, não, sim, porque

Essa brincadeira é um pouco mais difícil do que a anterior, apesar de ser parecida. Toda a família deve manter diálogos pelo máximo de tempo possível sem que ninguém fale as seguintes palavras: é, não, sim, porque (e suas variações — por que, porquê, por quê).

Quem for errando vai sendo eliminado da brincadeira, até que reste apenas uma pessoa.


Como garantir a segurança das crianças durante a viagem


  • Além de brincadeiras para fazer no carro que, com certeza, tornarão a viagem muito mais divertida, os adultos devem estar atentos a outros fatores, como a segurança dos pequenos. O primeiro cuidado começa antes mesmo da viagem, que é a alimentação.
  • As crianças têm mais tendência a sentir enjoos em viagens de carro, por isso, devem fazer uma refeição leve antes de pegar a estrada. Se o caminho for longo, também é importante levar um lanche.
  • A cadeirinha é indispensável para a segurança dos pequenos, siga a legislação corretamente. Certifique-se de ter o modelo adequado à idade e de que ele está instalado de forma correta no veículo, preso ao cinto de segurança.
  • Se a viagem for de dia, protetor solar e para sol podem ajudar, assim como manter o ar-condicionado com uma temperatura mais amena. Se o tempo estiver mais frio, garanta que o pequeno terá um agasalho disponível.
  • Por fim, se a criança for muito pequena ou bebê, é interessante que um dos adultos viaje no banco de trás junto com ela. Assim, pode prestar toda a assistência necessária sem colocar a sua própria segurança em risco.
  • Agora você e sua família estão mais que prontos para fazer uma viagem incrível! Com brincadeiras para fazer no carro, segurança e disposição, vocês viverão momentos inesquecíveis em família ou com amigos pelas estradas mais bonitas do Brasil!



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Pílulas Hyundai
Foto: (Family Features Editorial Syndic) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.