Benefícios dos óleos essenciais - Mais News

Benefícios dos óleos essenciais


Os óleos essenciais são maravilhosos, reduzem o estresse, tratam infecções fúngicas e ajudam você no sono. Eles são extratos concentradas de plantas. Um processo chamado destilação que transforma a “essência” de uma planta em uma forma liquefeita para usos medicinais e recreativos. 


Existe uma grande variedade de óleos essenciais na atualidade. Alguns são valorizados por seu aroma agradável, já outros afirmam ter poderosas propriedades curativas, mas, sua potência pode ter efeitos colaterais, dos quais você deve obter maiores informações abaixo.


Riscos de saúde

Embora os óleos essenciais venham da natureza e sejam usados ​​há séculos, eles apresentam riscos. O uso indevido pode causar reações adversas graves ou até intoxicações, por isso devem ser usados ​​e armazenados de acordo com as especificações dos fabricantes. 


Os óleos essenciais devem ser mantidos longe de crianças e animais de estimação, cujos corpos muitas vezes não toleram as mesmas dosagens de um adulto. Além disso, quem está grávida deve consultar um médico antes de usar óleos essenciais.


Agora que você já sabe dos cuidados que deve ter ao adquirir os óleos essenciais, vamos a alguns benefícios deles a nossa saúde, claro, sendo usado da forma correta:


Benefícios para a saúde dos Óleos essenciais

Os óleos essenciais ocupam um lugar de destaque na medicina tradicional e popular em todo o mundo. Mas, a medicina moderna apóia muitas das afirmações antigas feitas sobre eles, incluindo: 


Redução de Estresse

Muitos óleos essenciais são usados ​​na aromaterapia para controlar o estresse e a ansiedade. Por exemplo, os cientistas descobriram que o óleo de laranja teve um efeito de redução da ansiedade em voluntários do sexo masculino que inalaram 2,5, 5 ou 10 gotas. Mais pesquisas são necessárias, mas os resultados iniciais foram promissores.


Infeções fungais

Os primeiros estudos do óleo da árvore do chá tiveram resultados promissores em relação às qualidades antimicrobianas há muito elogiadas na medicina tradicional. O óleo tem sido usado para o pé de atleta , sapinhos e infecções fúngicas como a cândida. Novamente, mais pesquisas são necessárias.


Ajuda no sono

Acredita-se que a fragrância relaxante do óleo de lavanda melhora a qualidade do sono. Os cientistas testaram em adultos mais velhos que vivem com instabilidade. Eles descobriram que borrifar o óleo essencial em toalhas ao redor de seus travesseiros aumentava significativamente o tempo de sono, ajudando-os a dormir mais pela manhã.


Prevenção de doenças

Muitos óleos essenciais têm propriedades antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a prevenir os danos às células causados ​​pelos radicais livres. Esse dano pode levar a doenças graves, como o câncer. Os pesquisadores estão interessados ​​em como a adição de óleos essenciais aos alimentos pode aumentar nosso consumo de antioxidantes e prolongar a vida útil.



Conheça o Kit Básico de Aromaterapia que traz 3 Óleos Essenciais 100% Puros: Lavanda, Limão e Eucalipto. Com este Kit você pode seguir estas receitas abaixo: 

1. No banho: no box ou na banheira, pingue duas gotas de óleo essencial de lavanda e três gotas de Limão. Deixe cair a água morna para criar uma sauna aromática. 

2. No ambiente: aposte nos difusores ou nos sprays de ambiente. Acrescente quatro gotas de um óleo essencial de sua preferência, combinados com três gotas de um óleo carreador. 

3. No corpo: para uma massagem corporal, misture 60ml de óleo vegetal com 15 gotas de óleo essencial de sua preferência em um recipiente de vidro e de cor escura. Aplique no corpo fazendo movimentos firmes.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: WebMD
Foto: (vallerict) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.