Dia Nacional dos Direitos Humanos - Mais News

Dia Nacional dos Direitos Humanos


Hoje, 12 de Agosto é o Dia Nacional dos Direitos Humanos


A dignidade da pessoa humana é o núcleo essencial dos direitos fundamentais, valor ético supremo das Constituições e da civilização moderna. No centro do Direito está a pessoa humana. O fundamento e o fim de todo direito é justamente a pessoa humana. 


O Dia foi instituído em memória de uma grave violência cometida contra a mulher – Margarida Alves, defensora dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, durante a ditadura militar. É importante celebrar esse dia com muita responsabilidade e seriedade, pois muitas mulheres, crianças e adolescentes sofrem devido a violação dos direitos humanos. 


A violação envolve desde a prática de pedofilia, agressão física e moral. O Brasil, que tem em sua história diversas situações de violação aos direitos humanos, homenageia a memória de Margarida Alves que defendia os direitos humanos e que perdeu a vida na luta por direitos. 


No dia 12 de agosto de 2012, pela primeira vez, o Brasil, comemorou o Dia Nacional dos Direitos Humanos, criado pela Lei 12641 de 15 de maio de 2012. A lei brasileira surge em um quadro histórico diferente daquele no qual emergiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU; em 1948 e que é comemorada no dia 10 de dezembro. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Brot für die Welt) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.