Dia do Vaqueiro Nordestino - Mais News
Hoje é

Dia do Vaqueiro Nordestino


Hoje, 15 de Julho é o Dia do Vaqueiro Nordestino


Vaqueiro é um termo que designa no Brasil a pessoa responsável por cuidar de gado bovino, de modo análogo à concepção americana do cowboy. No Nordeste do Brasil, onde o Português radicado e o índio se transformaram no vaqueiro que faz uso de indumentária própria feita de couro, composta por perneira (calça), gibão (dolmâ ou jaqueta de couro, sobretudo), chapéu (de couro de abas largas dobradas no meio), peitoral (avental de couro), luvas e botas também de couro. 


Pois o couro protege a pele do vaqueiro contra queimaduras vindas do sol e dos galhos e espinhos das árvores da caatinga, mata ou sertão de espinhos verdes, próprios do Nordeste brasileiro. Já no sertão, a cultura do vaqueiro iniciou-se, em 1550, com machas de boiadas empreendidas pelos d’Ávila na Bahia com os primeiros vaqueiros. 


Foi o fenômeno social mais significativo no sentido da ocupação, assentamento e fixação do homem nos sertões da Bahia e Nordeste. Foi fundado em dois momentos: o primeiro, com a criação e estabelecimento dos primeiros currais, que tem inicio no século XVI e vai até meados do século XVIII; e o segundo, quando o senhor feudal começa a erguer em pleno sertão as chamadas casas-de-fazenda, que predominam desde a segunda metade do século XVIII.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Pinterest) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.