Santa Catarina expande modelo cívico-militar com mais de 10 mil estudantes nas unidades estaduais
Santa Catarina avançou na implementação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, iniciativa lançada em 2023. Atualmente, o estado conta com 15 escolas estaduais operando nesse modelo, totalizando 10.241 estudantes matriculados.
A previsão é que até o final de 2026 o número de unidades participantes aumente para 21, ampliando o alcance da proposta educacional.
O governador Jorginho Mello destacou a eficiência do programa, enfatizando os ganhos em disciplina e qualidade do ensino. "Vamos continuar expandindo o que dá certo. As escolas cívico-militares já mostraram sua eficiência na disciplina e no ensino. Acabamos de voltar do Japão, onde as crianças aprendem até a lavar louça e cozinhar. Limpam a própria escola. Disciplina também é educação", afirmou.
A adesão ao modelo reflete uma demanda crescente por parte da comunidade escolar. Os principais motivos apontados pelos pais e responsáveis são o estímulo ao comportamento sadio, o respeito, a disciplina e o ambiente seguro e acolhedor oferecido pelas unidades.
Além disso, o programa busca preparar os jovens para a vida em sociedade, promovendo valores cidadãos e éticos.
Na EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama, os professores apresentam mudanças positivas no comportamento dos alunos. Segundo Rosângela Braatz, professora da instituição, “a gente vê o aumento da responsabilidade desses alunos em relação à disciplina, não só comportamental, mas também no desempenho dentro da sala de aula”.
Para Alexandre da Silva, pai de um aluno da mesma escola, o modelo traz benefícios importantes. “Vale a pena porque qualquer pai ou mãe faz de tudo para que o filho se dê bem na vida, em caráter e estudo, para que, quando chegar à idade adulta, siga o caminho certo.”
Em 2024, a Secretaria de Estado da Educação realizou o 1º Seminário Estadual das Escolas Cívico-Militares, evento inédito com o objetivo de alinhar ações, orientar os gestores e promover a troca de experiências entre as unidades.
A reforçar a iniciativa do compromisso de governo em melhorar continuamente o programa e garantir a sua eficácia no ambiente escolar.
Com informações do Governo do Estado de Santa Catarina
Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Gov SC/Flickr) Reprodução / Divulgação
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.