Dia Internacional das Remessas Familiares - Mais News

Dia Internacional das Remessas Familiares


Hoje, 16 de Junho é o Dia Internacional das Remessas Familiares


A ONU declarou o dia 16 de junho como o Dia Internacional das Remessas Familiares com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos migrantes transferindo dinheiro para o desenvolvimento global e o papel que eles desempenham no mercado de remessas. 


De acordo com o Banco Mundial, em 2014, trabalhadores migrantes de países em desenvolvimento enviaram US $436 bilhões para suas famílias de volta para casa. Estes fundos ajudaram muitas famílias a elevarem os seus padrões de vida (alimentação, habitação, saúde e educação). 


As remessas familiares têm um impacto direto na vida de mil milhões de pessoas – uma em cada sete pessoas no planeta. No total, as remessas são três vezes maiores do que a Ajuda Oficial para o Desenvolvimento (AOD) e ultrapassam o Investimento Direto Estrangeiro (IED). 


Estes números fazem das remessas um motor do crescimento económico e uma ferramenta poderosa para ajudar as famílias a reduzir a pobreza e a reforçar a resiliência face à incerteza. Como tal, as remessas colocam-se como ferramentas importantes para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 


Estas contribuições críticas são reconhecidas pelo Pacto Global para a Migração Segura, Ordenada e Regular, que recomenda ações específicas para maximizar o impacto das remessas.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (European Commission - European Union) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.